Mega Man 11 é sólido, mas precisa de planejamento a longo prazo



     Mega Man 11 escolheu bem onde errar: tudo que tange a campanha principal do jogo é solido e competente para garantir a aceitação do jogo, mas ao terminá-lo, não há muito mais o que fazer. Há o Super Hero Mode, que aumenta a dificuldade e desafio, além de alguns desafios semelhantes aos vistos em Mega Man 10, mas fora isso não há muito mais o que fazer. Ou seja, apesar da roupagem mais moderna, Mega Man 11 tem menos conteúdo de pós-jogo que seus antecessores.

     Nada disso torna o jogo ruim. Um jogo deve se vender pela sua campanha principal. Se ela não for o mais importante, então tal jogo se vende da maneira errada. Porém, há de se levar em conta que um Mega Man tradicional é um jogo curto. Sem extras, o jogo não prenderá o jogador por muito tempo, fazendo-o perder  o interesse rápido. E para o bem não só de Mega Man 11 como da própria série Mega Man, é necessário que se tome algumas medidas.

     Existem três soluções para esse dilema: modificar a formula da série de forma a ela gerar jogos mais extensos, dar novas possibilidades de jogo que incentivem o replay de forma a de fato entregar novidades, e dar conteúdo fora da campanha principal que o jogo seja de fato consistente a ponto de manter o jogador interessado.


Mega Man ZX


     A primeira solução foi a tomada por Mega Man Zero e, principalmente, em Mega Man ZX. Já não é mais aplicável á Mega Man 11, e é questionável se é funcional com a proposta mais "arcade" da série clássica. As propostas seguintes são mais viáveis e já foram usadas na série antes. Em Mega Man Powered Up, é possível jogar com todos os oito robot-masters do jogo, Roll e Proto Man, fazendo desse o Mega Man de plataforma com mais personagens jogáveis. E tais personagens são necessários para se explorar 100% as fases, e com isso, liberar todos os itens do editor de fase do jogo. Tal editor é, inclusive, um modo de jogo com potencial enorme e que, caso o jogo tivesse tido uma comunidade mais ativa, teria feito com que ele se mantivesse vivo por anos.


Editor de fases


     Mega Man 9 e 10 fizeram coisas parecidas, mesmo que em escala menor. O modo Endless Attack gera fases infinitas com ranking online, estimulando o retorno constante aos jogos. E aos interessados em funções mais tradicionais, tais jogos possuem outros personagens jogáveis (Proto Man no 9 e 10, e Bass exclusivamente no 10) e fases extras (Fake Man no 9, Enker, Punk e Ballade no 10). 


Enker em Mega Man 10

    Mega Man 11 não possui esse tipo de extra, mas precisa deles para ter alguma sobrevida. A Capcom é famosa por suas DLCs e por lançar várias versões de um mesmo jogo. E por mais que tais ideias sejam fonte de má fama para a empresa, elas poderiam ajudar Mega Man 11 a se manter na ativa por mais tempo. Talvez fosse melhor que Mega Man 11 já viesse ao mundo com algum conteúdo desse tipo, mas dada a complexidade de não apenas atualizar a série como "revivê-la", não é justo culpar o jogo por não nos entregar mais. Mas nós ainda queremos mais, e Mega Man 11 merece mais. Faça a sua parte, Capcom!
Share on Google Plus
    Blogger Comment

6 Comentários:

  1. Não duvido que a Capcom ira anunciar alguma DLC nesse jogo, acredito que ou vai ser uma campanha alternativa com o protoman, ou simplesmente o protoman como personagem jogavel. Mas concordo com vcs, precisava de mais conteudo extra nesse jogo.

    ResponderExcluir
  2. Olha, uma DLC que trouxesse mais um personagem jogável seria muito bem vinda. Lembro de quando a Capcom anunciou a DLC do Protoman no MM9, particularmente fiquei muito ansioso para conferir como o jogo ficava.

    ResponderExcluir
  3. Mariela Hasslmenn Cançerleir28 de novembro de 2018 21:27

    Vou falar a verdade - se vc é fanboy nem leia - se vc tem espirito critico então tente entender.

    Megaman 11 é o Jogo mais genérico e sem alma de toda a serie eu Diria que é pior que Might N9 Megamn11 é uma jogo terrivel que se esconde atraz do Cel Shading.

    Podem falar o que quiser ao menos Mighty N9 era Divertido a Gameplay.

    Megaman11 é um jogo genérico com reaproveitamento de jogos anteriores parece que to jogando o megaman 7 só que chato.

    Musicas são péssimas balada eletronicas.
    Fundo horrivel um fundo azul sem texturas ou nenhum paralax se quer.
    Iluminação péssima - se o cenário For escuro a plataforma será clara.

    É um Jogo Vazio - Empty - com fases chatas que muitas vezes vc não vai querer re joga las.

    Não tem secretes não tem caminhos alternativos e nem personagens carismatico.

    Nem preciso falar da Falta do Protoman que esteve em Todas as sagas deste a Criação dele em 1990 no Megaman 3.

    Bass - que até dividiu o palco num jogo com o Megman na Megaman Bass
    Duo - Treeble e por ai vai.

    Jogo desenvolvido nas coxas - á pega algumas coisas de outros megaman e bota ai que os fans vao comprar.

    Alias comprar esse jogo com Far Cry 4 - Dying Light chega a ser um pecado.

    Megman era uns dos jogos mais bonitos de sua epoca.

    Mais bonito no nes.
    Mais bonito no snes.
    Mais bonito no ps1.

    Com as melhores mecanicas e fases divertidissimas.

    Hoje o Jogo é uns dos mais feios de sua geração as fases são chatas parece que eles pegaram tudo aquilo que os jogadores odeiam e colocaram nesse megaman.

    Sobre DLC mano eles nem tem ideia pra fazer um jogo mediocre quanto mais uma DLC.

    Meu medo é essa bomba chegar num Megaman X9 que deve ser um Copilado e mais do Mesmo - eles vao pegar tudo que ja tem e meter nessas engines novas.

    Jogo é horrivel é pessimo - não traz enredo não traz novidade e o pior é o tipico de jogo que vc joga uma vez e nunca mais vai querer jogar essa bomba ai.

    Minha Nota .

    Gráficos 6/10
    Musicas 6/10
    Fases 2/10
    Diversão 3/10

    Nota Final - 4

    Desenvolvedores da Capcom não sabe nem o que é megaman e esse papo de chamar ex mané que ja trabalhou é papo Furado .

    Quem Criou o Megaman Xs no snes não foi o mesmo que fez o X4 e por ai vai.

    Por isso o jogo vai piorando .

    Temos que ser realistas bota o Megman 2 1988 musicas fodas chefes fodas estagios fodas e pega esse jogo e veja quão é deprimente.

    Desculpa galera - passei de fase de passar panos quentes falo a verdade na lata e mesmo cv que não concordou vc sabe que megaman 11 é bem fraquinho e ruizinho .

    ResponderExcluir
  4. super concordo.

    ResponderExcluir
  5. Aqui respeitamos opiniões que não se baseiem em agressividade, então mesmo discordando, eu respeito sua opinião. Mas sinceramente, pelos pontos apresentados, a sensação que eu tenho é que você nunca gostou da série clássica pelo que ela é, mas sim de Mega Man 7 e adjacentes. Nada contra, mas tal jogo nunca pautou o que era a série clássica, e não atoa não foi a referência usada nesse novo jogo. Achar os gráficos feios é algo que eu entendo, mas a direção de arte desse jogo é basicamente a mesma que a série clássica sempre teve em seus jogos 8-bits. Idem para as escolhas de level design. No geral, o único ponto realmente mais destoante - e até apagado em alguns casos - é a trilha sonora. Que discordo que seja ruim, mas da para entender a razão dela desagradar tanta gente. Ainda sim, fases cheias de exploração e inúmeras participações de coadjuvantes/personagens jogáveis podem até ser legais, mas nunca foram regra na série clássica. Idem para enredos complexos. No geral, as tramas da série clássica nunca passaram do que vimos em MM11, e mesmo nesse aspecto o jogo ainda merece algum crédito tanto por ter canonizado os visuais de Light e Wily jovens (que só haviam aparecido nos mangás de Hitoshi Ariga) e por ter aludido a juventude dos personagens, que era citada em materiais de apoio, mas nunca abordada diretamente nos jogos. Além disso, algo no seu comentário me intrigou. Se "Desenvolvedores da Capcom não sabe nem o que é megaman e esse papo de chamar ex mané que ja trabalhou é papo Furado " então quem sabe o que é Mega Man? Quem são as pessoas que saberiam o que fazer com os jogos? Não entendi o ponto proposto aqui.

    ResponderExcluir
  6. Mariela Hasslmenn Cançerleir4 de dezembro de 2018 02:44

    Ok vamos lá.

    1- Sou fan da Serie e joguei todos na epoca. Numa epoca onde n~~ao havia Revistas nem wikipidia e nem Youtubers falando que o Zero voltou pro passado até por que os Fanboys de Zero so iam existir na era do ps1 em 2002 com o X5 e X6.

    Tb não vou passar a mao na cabeça de ninguém - Não me interesa se antes era ou não era.

    Estamos em 2018 e não em 1988 onde tinha apenas 64k de espaço para colocar musicas efeitos estagios etc e mesmo assim está bem melhor que esse megaFeio 11 ai.

    Quando joguei megaman no nes era lindo - no snes lindo no ps1 lindo e hoje comprar esse megaman 11 com Dying Light da pena de tão feio e sem conteúdo e atrasado o jogo ficou.

    Mas megaman sempre foi assim - papo furado - Megaman corrupted e dezenas de milhares de vezes mais criativo e divertido que o megman 11 ai.

    Sobre a Capcom nçao sabe o que é megaman - Vou te ensinar algo que o Wikipidia e nem Livros oficias te ensinam.

    1-A Capcom detem os diretos de megaman - então ela contrata (megamanx de snes)

    Alguém pra fazer a Saga - Enredo que não vemos - Tipo a data acontecimentos Sigma reploids etc.

    Então uma pessoa cria Tudo isso Inclusive o Sigma isso mesmo não Foi o Inafune pois o Inafune esta viajando e assinando Checks nessas Horas.

    Ai o cara Cria o Desinger do X e de Todos robot Master esse é o 1 POnto.

    2- Uma equipe desenvolve todas as Musicas do Jogo e de sei lá 30 compositores com sorte apenas 1 vai ser creditado.

    Temos ai o Megaman X com sua identidade propria.

    Por que no X4 é diferente os Traços.

    Na X4 é Outra equipe que fez o Jogo Outro Artista nos sPRITES outra equipe para as Musicas e Outra para o enredo.

    Então o cara que fez a X no snes não [e o mesmo que fez as de Ps1 - Por isso Mudanças de traços e estilos.

    Da mesma Forma que quem fez o Megaman Legends é Outros artistas por isso o jogo tem traços musicas etc diferentes.

    E Quem fez o Megaman Battlenet Works é Outras equipes - Por isso Tem traços diferentes.

    E Quem fez as animações do Meagaman x de ps1 Tb não foi Inafune e nem a Capcom.

    Inafune nãos abe desenhar e a Capcom tb não e sim foi o Estudio Xebec animações.

    Olha o tanto de gente e artistas diferentes mas o Wikipidia fala que foi apenas o INAFUNE que fez Tudo quando na verdade ele não faz talvez nem sabe fazer nada.

    Então agora que vc já sabe o Basico de como uma empresa funciona ,

    o Criador do enredo e de tudo do Megaman X ele sabia que se fosse demitido etc a Criação dele e tudo que ele fez nãos eria dele e sim da Capcom.

    Então no enredo dele ele não da ou fala como o Megaman X chegou ali e o que aconteceu com o passado do Megaman.

    Se a Capcom quiser ela que crie isso - por isso que é impossivel Ligar uma megaman de um console ao Outro ou tentar Ligar o megaman X com o Classico.

    Não foi a capcom que fez ele teria que inventar a ligação e sim teria muita incoerencia.

    Pois o verdadeiro Criador da Megaman X deve estar pescando agora ou dando aula numa escola.

    Por isso que quem está na capcom nãos abe o que é megaman - Talvez quem desenvolveu o megaman 11 nunca nem se quer tenha Jogando os outros Jogos.

    - Sei que pode parecer bem complexo -

    Então Inafune capcom etc não sao verdadeiros Criadores de nada - Isso é o basico por isso que eu critico .

    Abraços e fique com deus e relaxa eu to ligado que vcs nao entenderam nada ;)

    ResponderExcluir