Bolha de chumbo?



     O (ou "a", já que se trata de uma bolha) Bubble Lead - a arma de Bubble Man em Mega Man 2 - nunca foi uma das mais populares da série Mega Man. Também pudera: além de não ser tão forte, ela teve o azar de vir ao mundo no mesmo jogo que a Metal Blade. Se mesmo armas mais potencialmente destruidoras como o Air Shooter e a Clash Bomb tendem a ser ignoradas, que dirá uma bolha? Inclusive, convenhamos: em um mundo de fogo atômico, bombas e lasers, quais as chances de uma bolha se destacar? Talvez por essas e outras essa arma acaba sendo legal.

Bubble Man: o dono da arma

     Primeiro, pontuemos uma coisa: a arma não é ruim. Ela é uma das únicas armas efetiva contra certos inimigos, como o Springer e o Boss de castelo Picopico-kun. É também a fraqueza de Heat Man, um boss cujo padrão é fácil de compreender, mas não tão fácil de se derrotar. Além disso, o Bubble Lead tem a habilidade de perseguir inimigos em contato com o chão (ajudando a atingi-los em situações em que o buster não os alcança). Isso ajuda muito na quarta fase de castelo de Mega Man 2, onde há buracos invisíveis. Sem ela, a fase se tornaria uma loteria. Com ela, se torna um exercício de bom uso do arsenal do jogo (o Leaf Shield também é fundamental nessa fase, sem contar o Clash Bomb, mas isso é outro assunto). Outro dado interessante é que o Bubble Lead é uma das armas mais econômicas da série, com cinquenta e seis disparos. Não tantos quanto a Metal Blade, mas ainda sim bastante. E em um momento de Davi versus Golias, ela é a única arma que causa algum dano na forma final de Dr. Wily em Mega Man 2. Em partes, isso deve ter sido feito dessa forma justamente pela durabilidade da arma, possibilitando várias tentativas de derrotá-lo, mas é provável que também seja assim para aumentar o desafio, já que simplesmente sarrabulhar Wily com Metal Blades seria fácil. Mais jogos deveriam fazer esse tipo de coisa, e não me refiro apenas a Mega Man.

Bubble Lead em ação

     Mas o mais curioso é tentar imaginar como raios essa arma funciona. Bolhas causarem danos em jogos é  relativamente corriqueiro (vide Pokemon), mas é algo que não faz muito sentido. Não é preciso de muita imaginação para entender como todo o resto do arsenal de Mega Man 2 causa dano. Mesmo o Leaf Shield, já que na prática são lâminas em formato de folha. Mas do que raios essas bolhas são feitas pra causarem dano? De chumbo? Bem, existe certa controversa quanto a exatidão da tradução do nome dessa arma. Há que acredite que originalmente a mesma se chamava "Bubble Led" (bolha de chumbo), mas há quem acredite que "Leed" (em uma tradução extremamente livre, seria algo como bolha guia) seja o nome da arma, pois originalmente a arma se chama "Baburu Rīdo" (ブ ル リ ー ド), permitindo que ambas traduções se encaixem. Tanto nos mangás de Hitoshi Ariga quanto na HQ da Archie Comics, a explicação das capacidade destrutivas é associada a presença de ácido sulfúrico nas bolhas, mas se fosse esse o caso, seria de se imaginar que a arma fosse chamada de "Bubble Acid" ou algo assim. Gosto de imaginar que a bolha tem de fato algum composto de chumbo em sua mistura. Não faria muito sentido do ponto de vista cientifico, mas e daí? É Mega Man, não um conto do Asimov. Logo, não vejo nenhum mal em gostar de uma arma que é uma bolha de chumbo efetiva contra um alien holográfico. 

     Imagens: Mega Man Knowledge Base
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário