É possível se divertir com Mega Man's Soccer?



     Em meio ao azedume que tende a tomar conta do fandom de Mega Man, tento tornar o Rockman Central um ambiente positivo. Logo, entre escrever sobre jogos que me agradam ou escrever sobre os que me desagradam, tendo a optar pela primeira opção. Mas os jogos ruins existem e não é saudável escondê-los debaixo do tapete. Por isso mesmo, nem tentarei negar o óbvio: Mega Man's Soccer é um jogo ruim. Desde a jogabilidade travada - pois é difícil aceitar um jogo de futebol em que praticamente não existem dribles - visual enfadonho (as cores são todas escuras, com campos cheios de marrom ou cinza) e proposta questionável por si só, é difícil defendê-lo. Mas o clima de Copa do Mundo me fez querer revisitá-lo, e como não sou masoquista, tentei transformar minha experiência em algo satisfatório. E consegui?

Os sprites até são bonitos, mas ficam
ofuscados em cenários sem vida

     Em termos. O modo Capcom Championship, que seria o "modo história" do jogo, é sonolento. Com partidas intermináveis (elas nem são tão longas, mas o jogo em si é tão enfadonho que o tempo parece não passar), ele não é lá muito recomendável para ninguém que jogue esse jogo com qualquer objetivo que não seja "zerar todos os Mega Man". Felizmente, no modo Exhibition (leia-se: versus), é possível escolher tempos menores. Selecionando um ou dois minutos (que será a duração de cada tempo do jogo, não da partida inteira como é em um jogo comum de futebol) as partidas não durarão tempo o suficiente para entediarem tanto. Resolvido? Não. Há outro detalhe crucial para tentar redimir tal jogo. Todas as características apontadas acima são falhas graves, mas não são de fato as culpadas por estragarem o jogo. Pensemos aqui: qual o ponto alto do futebol? O objetivo máximo de uma partida? Sim, é marcar gols. E a falha fatal de Mega Man's Soccer é a quase impossibilidade de marcar gols. Chega a ser surreal o quanto os chutes são praticamente inúteis e de como os goleiros são quase onipotentes. Apenas com chutes especiais é possível fazer gols, e até hoje ninguém conseguiu me provar o contrário. E se dinâmica travada pouca é bobagem, o jogo é configurado para disponibilizar apenas dois especiais por partida. Ou seja, gastou os seus? Se ferrou, pois não marcará mais gol nenhum. Ao menos não sem trapaças. E é possível minimizar isso?

Ao menos há alguma variedade de
 personagens e fases disponíveis

     Sim, pois além de diminuir o tempo, é possível aumentar os especiais para até nove, trazendo assim alguma possibilidade de disputa nas partidas. Não muita, pois ainda sim os especiais são limitados, mas com essa quantidade, ao menos é possível haver algumas mudanças de placar. Infelizmente, essas opções não servem para o modo campanha, que possui tempos de cinco minutos e os já citados dois especiais. Porém, ao menos no modo versus é possível vislumbrar algum potencial de diversão. Mas claro, se jogado com algum amigo. A "inteligencia artificial" do jogo é limitada demais e seu modus operandi inviabiliza partidas muito movimentadas, pois os jogadores de linha são dispersos e confusos, enquanto o goleiro nunca erra, se adianta ou faz qualquer coisa que possibilite surpreende-lo. Ou seja, com dois tempos de um ou dois minutos cada, especiais no máximo e jogando com um amigo, é possível ter alguma diversão com Mega Man's Soccer. Não que seja mérito dele, pois até jogar pedras em um rio pode ser divertido se feito entre amigos, mas caso algum fã de Mega Man esteja órfão de algo para jogar na Copa, fica a "dica". Ou não.

Sim, esse jogo se lembrou da existência da Kalinka. Ou
 quase, já que esse final não aparece sem o uso de códigos.
 É, erraram até nisso


   Obs.: Joguem em um emulador com Joysticks modernos. Jogar no teclado será frustrante, e para minha surpresa, mesmo o controle original do Super Nintendo não ajuda muito. Sim, eu tenho esse jogo original e o joguei, e minha experiência não foi grandes coisas. 

     Obs. 2:  Mega Man Soccer foi lançado em 1994, ano que também teve uma Copa do Mundo. Teria sido essa uma tentativa de capitalizar vendas em cima do evento?
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário