Falta de imaginação ou rimas visuais?



     Lembro que quando Mega Man 9 foi anunciado, uma das coisas que mais gerou reações adversas foi o visual de Splash Woman e Tornado Man. Não tanto  quanto o visual 8-bit, mas houve quem atacou o jogo graças ao fato dessa dupla ser semelhante à Fairy Leviatan e Sage Harpuia, de Mega Man Zero. O que é curioso. Esse tipo de rima visual entre personagens de diferentes séries de Mega Man é bem comum. É só ver que em quase todas elas há uma "loira de roupa vermelho ou rosa" derivada da Roll. Roll.Exe, Ciel, Harp Note, Roll Caskett... É quase um arquétipo básico de Mega Man. Outro exemplo gritante são os protagonistas da série X: X e Zero são rimas não apenas visuais, mas temáticas de Mega Man e Proto Man. Não atoa, teorias de que tais personagens são os mesmos são bem populares. Conceitualmente e visualmente, de fato eles preenchem uma mesma lacuna. Mas qual o problema em Mega Man 9 fazer isso?



     Na verdade, não há nenhum problema. Não atoa, hoje em dia ninguém liga muito para isso. Mas o curioso é que a semelhança entre tais personagens não apenas faz sentido, como acaba agregando ao cânone. Lembram-se da origem dos quatro guardiões de Neo Arcadia? Ambos foram criados através de fragmentos de energia liberados por X quando usou seu corpo para selar a Dark Elf. Em tese, ambos nasceram de "pedaços da essência" de X, por assim dizer. X foi criado por Dr Light, que por sinal foi quem criou os bosses de Mega Man 9. Seria essa semelhança advinda de resquícios da programação desses dois? Essa é uma teoria interessante, que curiosamente tende a ser negligenciada por outras com menos substância e consistência. Por outro lado, isso levanta outra pergunta: e os outros dois guardiões? Fighting Fefnir tem a temática fogo, compartilhada por Fire Man e Magma Man. O primeiro não se assemelha muito a Fefnir, mas até é possível correlacioná-los pela temática e forma. Com Magma Man é mais difícil, mas pelo menos ele existe. As coisas se complicam quando chegamos à Hidden Phantom. Dr. Light não possui nenhum robot-master com a temática "ninja", e o representante da classe na série clássica é um robô de Dr. Wily. Que inclusive, também não foi construído por Wily, apenas foi encontrado e consertado por ele (eis um assunto a se discutir em outro texto). 


Seriam eles parentes distantes dos outros guardiões?

     Hoje em dia, a maior parte do fandom de Mega Man tende a aceitar Tornado Man (talvez por terem aprendido a gostar dele, ou talvez por simplesmente o ignorarem) e amam Splash Woman, que é facilmente uma das personagens mais populares de toda a série clássica. E é interessante que ela é menos semelhante a Leviathan do que Tornado Man é de Harpuia. Por ser a primeira boss feminina da série clássica, Splash Woman já nasceu com os holofotes virados para ela, então é natural que a mesma se popularize. Mas será que a maior distinção visual não ajudou a mesma no processo? Difícil dizer, mas é possível que sim. Talvez haja um limite até onde tais rimas visuais devem ir. Mas dentro de uma série que costuma repetir arquétipos, a semelhança entre esses dois é mesmo um problema? Eu sigo afirmando que não. Ainda mais quando percebemos que a mesma Inti Creates que criou tais personagens foi a responsável por Mega Man 9. Vejo esse intercâmbio de ideias como algo potencialmente agregador. É como acontece em Battle Network: ganhamos a chance de ver novas interpretações de bosses que aprendemos a gostar.

     Obs: faço um agradecimento a página Roll『ロールちゃん』 por ter divulgado as artes que encabeçam esse texto. Graças a elas, decidi escrever esse texto.
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário