Qual o melhor escudo da série Mega Man? (clássico)



     No primeiro Mega Man, a arma Fire Storm possuía uma particularidade interessante: ao invés de disparar apenas uma rajada de fogo, ela também acionava uma bola de fogo giratória que protegia Mega Man de inimigos pequenos. Essa foi a gênese conceitual das armas de escudo da série Mega Man, que teria seu primeiro representante de fato em Mega Man 2, com o Leaf Shield. A partir daí, os escudos se tornaram figuras carimbadas em quase todos os jogos da série clássica. Mas qual desses escudos é o melhor?


Leaf Shield, o primeiro escudo da série
     O  Leaf Shield era uma arma com usos bem específicos. Ele rebatia a maior parte dos pequenos projéteis dos inimigos, assim como conseguia derrotar inimigos pequenos (como os Telly) sem gastar energia. Porém, para que ele funcionasse, o jogador deveria se manter imóvel. Caso se movesse, o escudo seria disparado para frente, sendo necessário "atirar" de novo para reativá-lo. Ou seja, para se proteger de inimigos aéreos e em plataformas como as da fase do Crash Man, 
Star Shield: além de tudo, ainda é visualmente legal
ele é o ideal. Porém, em corredores estreitos cheios de inimigos, caso haja a necessidade de se avançar, deverá se usar o escudo com cautela. 
O próximo escudo - o Skull Barrier de Mega Man 4 - é uma espécie de versão reversa do Leaf Sheild. Ele também reflete pequenos projéteis, mas ao ser atingido por algum inimigo ou projétil maior, ele é "desativado". Porém, é dada a possibilidade de andar livremente com ele, ajudando em situações em que o Leaf Shield era limitado. Ou seja, ele é menos poderoso, mas mais versátil. O Star Crash, de Mega Man 5 é curioso, pois mescla elementos dos dois escudos anteriores. É possível se movimentar ao usá-lo, e ainda sim ele pode ser disparado de maneira semelhante ao Leaf Shield. O Star Crash tem autonomia de quatorze disparos ou dez usos defensivos, gastando  mais energia que o Skull Barrier (quatorze usos, sem disparo) mas menos que o Leaf Shield (nove usos/disparos). O Plant Shield de Mega Man 6 aparenta regredir, mas não é exatamente isso que acontece. Assemelha-se ao Skull Barrier, mas com apenas sete usos. É pouco, mas isso se justifica a sua resistência a toque em inimigos blindados, tornando-o bastante resistente.


Junk Shield: um escudo inovador

Proto Shield
    Em Mega Man 7, temos uma situação inusitada: um jogo com dois escudos. Mas é preciso explicações. Um dos escudos é nada mais nada menos que o escudo de Proto Man. Ele não serve como arma, mas reflete alguns projéteis pequenos. É um item menos útil do que poderia ter sido, mas sua presença ainda sim é interessante por si só. Já o outro escudo é mais convencional - e mais funcional. O Junk Shield é a priori semelhante ao Star Crash, mas funciona de maneria diferente. Seus três projéteis são grandes, e vão se destruindo aos poucos ao entrar em contato com inimigos. Mas ao contrário do que parece, isso não o torna mais fraco, mas sim mais forte. O escudo pode ser destruído parcialmente, mas as outras partes restantes continuam atuando. Aperando o botão de tiro uma segunda vez, os projéteis são disparados em linha reta, cada um para uma direção da tela. Esse conceito foi
Ice Wall
tão funcional que foi aprimorado em Mega Man 10 (falarei mais disso adiante), pois além da durabilidade, sua função de disparo era a mais ofensiva até então. 
Enquanto isso, os dois jogos seguintes fogem a tendência e não apresentam escudos. Mega Man 8 apresenta algumas armas e itens com funcionalidades diferentes visto no resto da série, mas nada muito parecido com um escudo. Rockman & Forte retorna ao convencional, mas com particularidades. O mais próximo de um escudo presente no jogo é a Ice Wall, de Cold Man. Como o nome já explica, essa arma cria uma parede de gelo em frente à Mega Man, que ao empurrá-la, faz com que ela deslize pela tela. É possível usá-la para se defender de alguns ataques, mas seu foco não é apenas defensivo. É uma arma útil, mas pouco ágil para ser um escudo pleno.

Jewell Satelite: mais poderoso do que aparenta 

     Um sério candidato a melhor escudo da série é o Jewell Satelite de Mega Man 9. Sua durabilidade é comparável à do Leaf Shield, mas permitindo o jogador caminhar livremente como o Skull Shield. Ou seja, uma amálgama das boas qualidades desse tipo de arma. Porém, seu consumo é alto (sete disparos) e em alguns momentos, sua quantidade de usos é perfeitamente milimetrada para que o jogador não possa desperdiçar nenhum disparo, como na luta contra Plug ManOutro escudo interessante é o Water Shield, de Mega Man 10. Ao contrário dos quatro usuais projéteis, o Water Shield dispara vários, que ao invés de serem gastos juntos, são gastos individualmente. Isso o torna o escudo com o maior potencial de duração em toda a série. Isso sem contar que ao ser disparado, ele não vai para a frente como os outros, mas cada projétil vai para um lado da tela, possibilitando atingir alvos nas mais variadas direções. Não é um escudo tão poderoso quanto o Jewell Satelite, mas sem dúvida nenhuma possui uma versatilidade muito maior.


Water Shield


     E qual deles é o melhor? Isso depende do critério usado para se avaliar. Leaf Shield e Skull Shield são armas limitadas, mas para as situações que foram concebidas, são eficientes. Entre os dois, o Skull Shield leva vantagem por ser mais versátil e econômico. Por outro lado, o Jewell Satelite faz tudo que o Skull Shield faz, mas de maneira superior. Junk Shield e Water Shield tem funções mais complexas, mas mais variadas. Algo que vale a pena ser dito é que praticamente todos esses escudos são eficientes contra os inimigos de seus jogos. O que se debate é qual funciona melhor, que a luz do que já foi dito, cai no opinativo. E a minha opinião? O meu escudo favorito é o Water Shield do Pump Man. Com boa durabilidade e altas possibilidades de usos ofensivos, é difícil não o considerar uma arma boa. E é bastante gratificante considerar uma arma do último jogo da série como a melhor. Isso mostra que, mesmo seguindo fórmulas antigas, ainda houve alguma evolução. Mesmo que sutil.
Share on Google Plus
    Blogger Comment

1 Comentários:

  1. O Nail Shield de MegaMan Unlimited também é muito útil.

    ResponderExcluir