Myth-Buster: Air Man é mesmo um boss tão difícil?



     Uma forma de medir a popularidade de uma franquia em tempos de internet é observar o quanto a mesma consegue dar origem a memes. E nesse sentido, Mega Man anda muito bem, pois não faltam memes relacionados a série. E um dos memes mais populares - e divertidos - da série é sem dúvida Air Man ga Taosenai (em tradução livre, não consigo derrotar o Air Man). Caso alguém não saiba do que estou falando - e se você está lendo esse blog, duvido que seja seu caso - Air Man ga Taosenai é uma música da banda Team Nekokan, que como já é de costume, se trata do bom e velho blue bomber. A música narra a "saga" de um jogador de Mega Man 2 que empacou na fase do Heat Man e que necessita do Item 2 para terminá-la, mas para isso, precisa derrotar o Air Man. É aí que surge o problema. Bem, vejam o vídeo abaixo e vocês vão entender:




     Viram? Pois bem, Air Man ga Taosenai tornou-se um meme bem popular no Japão e relativamente popular fora dele. E em consequência, tornou-se comum dizer que o Air Man é um boss extremamente difícil de se derrotar. Mas ele realmente é? Esse myth-buster inevitavelmente será mais complicado que os outros, pois dificuldade é algo um tanto quanto subjetivo, mas ainda sim será possível ao final concluir se Air Man é de fato um boss tão difícil ou se muitas pessoas - como é bem comum que aconteça - apenas se deixaram levar por meme.

Até a Archie Comics entrou na
brincadeira (Via: Know your Meme)
     
     
     A primeira coisa que se deve ter em mente é que Air Man Ga Taosenai, assim como grande parte das músicas do Team Nekokan relacionadas a Mega Man, possuem um certo tom satírico. Ou seja, por mais que o vídeo tenha um certo tom de homenagem, ele é no fundo uma brincadeira. Logo, difícil ou não, é bom não levar um meme mais a sério do que ele mesmo se leva. Com isso em mente, comparemos as estatísticas de Air Man e de outros bosses de Mega Man 2:

Via: Mega Man Knowledge Base

     A tabela acima mostra quanto dano casa boss de Mega Man 2 recebe de cada arma. Dos oito Robot-Masters iniciais, quatro deles levam 2HP de dano por tiro do Mega Buster, enquanto outros quatro levam apenas 1HP de dano. Air Man está no grupo que leva 2HP. Não seria esse um indício de que ele não é tão difícil assim? Talvez, mas ainda há mais fatores a se levar em conta. Quick Man está no grupo que também leva dois de dano, e é unanimemente um dos bosses mais difíceis do jogo. Por outro lado, Flash Man é um dos mais fracos e também está nesse grupo. Ou seja, a quantidade de dano sofrida pelo buster não é um fator que torna imediatamente um boss fácil ou difícil. Heat Man, que também leva 2HP de dano, é um boss de dificuldade moderada se enfrentado sem sua fraqueza. Levando em conta que Heat Man tem um escudo que o mantém boa parte do tempo invulnerável, levar dano dobrado do buster ajuda a torná-lo mais equilibrado. E nisso chegamos em outro ponto: defesas e fraquezas.

Leaf Shield na teoria e na prática
(Via: Know your Meme e Mega Man Knowledge Base)


     Air Man tem uma tática que consiste em se manter nos cantos, enquanto enche a tela de pequenos tornados. Isso tem duas consequências: manter Mega Man longe, e dificultar o caminho de seus tiros. Junte isso ao fato do Leaf Shield ser uma arma com poucos disparos e o resultado é que atingir Air Man sem ser atingido por ele não é uma tarefa simples. O Leaf Shield tem o mérito de ser o primeiro "escudo" a aparecer na série, e justamente por ser o primeiro, é uma arma difícil de se lidar. Ele foi feito para ser usado enquanto o jogador está parado. Em plataformas como as da fase do Crash Man e do terceiro estágio do castelo do Dr. Wily, ele é uma arma formidável. Já em uma boss battle, seu
Via: Mega Man Knowledge Base
uso se torna mais complexo. Isso porque, com um simples movimento, o Leaf Shield se vai. Com Air Man mantendo-se sempre longe, usar sua fraqueza contra ele não é uma tarefa fácil. Por outro lado, o Leaf 
Shield causa 8HP de dano em Air Man de 28HP totais dele. Em quatro acertos, Air Man está morto. Não é uma quantidade tão grande assim. Uma tática para derrotá-lo seria ficar no canto oposto a ele desviando de seus tornados e o acertando com o Mega Buster ao máximo possível, até que ele resolva mudar de lado. Ao invés de correr para o outro lado, fique onde está e tome cuidado para que ele não caia em cima de você. Com sorte, dois ou três disparos do Leaf Shield devem bastar para derrotá-lo, e caso ele não caia sobre você, é possível que o HP de Mega Man esteja acima da metade. Convenhamos, isso não é tão difícil assim.

(Via: Mega Man Knowledge Base)

     Há um último fator a se levar em conta: a capacidade de ataque de Air Man. O Air Shooter, mesmo espalhado pela tela, causa apenas 4HP de dano. Mega Man tem 28HP ao todo, fazendo com que Air Man precise atingi-lo sete vezes para o derrotar. Dificilmente um jogador será atingido duas vezes em uma mesma rajada de tornados. Isso permite uma estratégia mais conservadora, sem o uso do Leaf Shield ou de qualquer aproximação, onde o jogador terá sete "rodadas" para atingir catorze tiros em Air Man. Ou seja, se dois tiros acertarem Air Man a cada vez que ele atirar seus tornados, o jogador só precisa se esquivar das rajadas de Air Man uma vez para garantir sua vitória em sete "rodadas". O único porém seria desviar de seus pulos, mas mesmo isso não é tão difícil. Não ficando no meio da tela e saindo dos cantos quando ele parar de atirar, é quase certeza que será possível se esquivar dele. Não é algo que se acerte de primeira, mas nada que um pouco de prática não resolva.




     Ou seja, Air Man não é um boss fraco, e para aventureiros de primeira viagem, talvez não seja o mais indicado para dar início a sua jornada. Mas ainda sim não é um boss tão forte ou complexo que não possa ser derrotado com um pouco de estratégia. Ao que tudo indica, a suposta dificuldade colossal em se derrotar Air Man é mesmo uma impressão criada pela música do Team Nekokan. Mas há outras possibilidades a se levar em conta. Uma das peculiaridades de Air Man é ser invulnerável a Metal Blade, a arma mais forte de Mega Man 2. E justamente por ser forte, ela se torna o "pau de escora" de jogadores mais preguiçosos, a ponto de não saberem usar as outras armas do jogo. A não possibilidade de usar a Metal Blade pode acabar contribuindo com essa impressão de dificuldade. Outra coisa que pode ter ajudado a criar essa impressão é Mega Man 3. Nele, enfrentamos por uma segunda vez os bosses de Mega Man 2 através de Doc Robot. Ou seja, enfrentamos Air Man por uma segunda vez, mas agora com um recurso a mais: Mega Man pode usar rasteiras para se esquivar dos tornados, tornando a luta mais fácil. É possível que algumas pessoas sintam certa dificuldade em derrotá-lo em Mega Man 2 graças a ausência da rasteira. É difícil afirmar com cem por cento de certeza, mas são alguns pequenos detalhes que podem contribuir com o mito de uma alta   dificuldade de Air Man. Ou seja, não há desculpas: se não consegue derrotá-lo, não o culpe. Trate de treinar mais.


     Obs: caso não tenha ficado claro, o texto usa como base a versão japonesa do jogo, que é equivalente ao modo difícil da versão americana. O "modo normal" da versão americana, mesmo com esse nome, é na verdade um modo fácil criado para essa versão. Ou seja, não serve de base para uma análise como essa.


     Fontes:







Share on Google Plus
    Blogger Comment

7 Comentários:

  1. Gostei muito.
    Eu quando criança achava o AirMan um dos mais difíceis porque eu não pensava de forma estratégica. Eu só queria atirar pra frente. E como ele SEMPRE solta aqueles tornados que repelem os tiros, eu tinha a sensação dele ser quase invulnerável. E ele ainda empurrava os tornados em mim haha
    E vale ressaltar que eu joguei os clássicos através do Wily Wars pela primeira vez, então pra mim tudo ali era mais difícil.

    ResponderExcluir
  2. Mega Man 2 (U)
    NORMAL - For babies
    DIFFICULT - For Masters

    ResponderExcluir
  3. DIFFICULT - For real players =D

    ResponderExcluir
  4. Meu primeiro contato com o Air Man foi através do Doc Robot em Mega Man 3. Como ali já havia a possibilidade de esquivar com as rasteiras, ele nunca me intimidou muito. Quando joguei Mega Man 2 pela primeira vez eu já tinha uma boa noção de como derrotá-lo.

    ResponderExcluir
  5. Mestre da rasteira.
    Eu quando pequeno tinha a dificuldade de usar qualquer coisa q nao fosse pular e atirar. Nao usava rasteiras nem armas especiais, só buster e pulo. Só nos chefes q eu usava pq os achava muito dificeis.
    Se eu nao tivesse começado pelo X, eu talvez nem carregaria o tiro do 4 pra frente asoijdpsaokdsal

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tive muito problema com as rasteiras, mas não sou daqueles que sente falta dela ou do tiro carregado quando tenho contato com jogos mais "raíz". E eu adoro as armas, uso mesmo as mais fraquinhas quando gosto delas.

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia eu tento fazer o mesmo e aproveitar tudo q desperdicei na infancia asuiojdpaodkaspodksal

    ResponderExcluir