Myth-Buster: Mega Man e X são o mesmo personagem?

Via: liu-psypher

     Por muito tempo adiei esse dia, mas era inevitável escrever sobre  esse assunto. Uma crença ainda forte para muitos é de que Mega Man e X são o mesmo personagem. E a priori, é uma crença compreensível. Ambos são protagonistas azuis que transforam a mão em um canhão, construídos pelo Dr Light e copiam armas dos adversários. São semelhanças que são difíceis de se ignorar. Mas eles são de fato o mesmo robô, ou são apenas personagens parecidos? Antes de afirmarmos qualquer coisa, é bom termos algumas coisas em mente: 


    - Se você tem uma tese, cabe a você comprová-la, não aos outros desmenti-la que sem que você tenha dado alguma prova antes. O nome disso é "Falácia da inversão do ônus da prova"

     - O fato dos criadores dos jogos não terem desmentido algo sobre a série não torna isso automaticamente verdade. Dizer que algo é verdade por que o Inafune ou a Capcom nunca negaram diretamente,  mesmo não havendo provas que confirmem a tese - inclusive se os jogos indicarem o contrário - é uma falácia. O nome dela é "argumentun ad ignorantiam", ou em português "falácia do apelo a ignorância"

     - É preciso ter em mente que suas projeções ou desejos quanto aos rumos de Mega Man não são necessariamente o melhor caminho para a série. Querer que coisa "A" aconteça ou que coisa "B" seja explicada é algo normal, mas nem sempre é uma necessidade da série ou tampouco é viável. Não veja furos onde não existem.


O que a Capcom tem a dizer sobre
essa teoria? (Via: The Reploid Research
Lavatory)

    Antes de iniciarmos a investigação, gostaria de fazer uma pergunta a vocês. Porque vocês acham que existem tantas teorias sobre Mega Man? O fato de haver um fandom interessado na série é um fator determinante, mas não é o único. Existirem várias subséries com ligações escusas umas com as outras também colabora. Mas o principal fator provavelmente é a falta de contato do jogador médio com informações vitais sobre o enredo dos jogos. Nesse sentido, a Capcom of America é uma das culpadas por tantas teorias.
Os manuais japoneses eram bastante
detalhistas
Os manuais japoneses da série Mega Man eram repletos de informações importantes, mas muitas delas eram perdidas ou alteradas nas versões americanas. Isso sem contar as revistas que a Capcom publicava, onde muitos dos mistérios sobre a série eram esclarecidos. Tais informações só chegaram aqui anos depois, com o advento da Internet e com o lançamento de vários artbooks e databooks. Ou seja, muitos dos mistérios sobre a série na verdade já foram respondidos a anos no Japão, mas suas respostas tardaram a chegar aqui graças as políticas da Capcom of America. E que tipo de informação sobre Mega Man e X o Japão tem a nos revelar? Na edição de outono de 1993 da Club Capcom, há uma matéria inteira sobre  Mega Man X, que é bom lembrar, ainda não havia sido lançado. Nela, é dito o seguinte: "Nosso protagonista desta vez é X, que é, naturalmente, uma pessoa totalmente diferente de Rockman. Ele ainda terá um Rockbuster em sua mão esquerda, o capacete, e tudo o que veio a ser associado com Rockman, mas ele é de fato um personagem separado. Ele simplesmente herdou o cenário mundial da série "Rockman", e isso significa que ele estará rodeado do mesmo tipo de personagens inimigos. Por favor, pense nisso como uma nova série definida mais adiante, mas no mesmo universo." Ou seja, antes mesmo do primeiro Mega Man X ser lançado, já era de conhecimento geral no Japão de que Mega Man e X não são os mesmos personagens, mas personagens análogos feitos para uma nova versão da série Mega Man. O mistério em questão na verdade só se tornou mistério graças a Capcom of America não tê-lo esclarecido ao público ocidental. 


Reploids: o próximo passo da evolução dos robôs

     Mas mesmo desconsiderando essas declarações, seria improvável que ambos fossem o mesmo personagem. Primeiro, por uma incompatibilidade tecnológica. Robot Masters e Reploids possuem alto nível de inteligência e senciência, mas enquanto Robot Masters ainda tem algumas limitações, Reploids conseguem simular com perfeição a mente humana, pois foram construídos para isso. X foi o primeiro robô a possuir esse novo tipo de tecnologia, e serviu como base para a criação dos Reploids. Ou seja, a forma como a mente dos dois personagens incompatível, pois basicamente são dois tipos de hardware 
Mais reploids
diferente visando níveis de consciência diferentes. Sem contar que X não possui memórias de ter sido Mega Man. Se ele de fato fosse Mega Man atualizado, ele deveria se lembrar disso. Há quem justifique isso com a possibilidade de Dr. Light ter apagado sua memória, mas acho que muitos não se dão conta do quão cruel isso seria. Um indivíduo é quem ele é devido as sua consciência e a suas memórias. Se você apaga as memórias de um indivíduo, suas novas vivências criarão uma nova noção das coisas, mudando muito a natureza dessa pessoa. Light nunca faria isso de propósito, restando apenas a hipótese de ele ter feito isso por uma questão emergencial. Mas mesmo essa ideia é pouco provável. Comparemos essa hipótese com o que aconteceu a Zero. Entre a série X e a série Zero, Zero perde a sua memória. Isso é explicado ao longo da série e se torna um fator importando tanto no que tange a construção de Zero como personagem, como na trama em si. Por outro lado, nada nesse sentido é mencionado quanto a X. Algo de tamanha importância deveria ser mencionado, e por nunca ter sido, fica subentendido que nada aconteceu. O que leva a um dos pontos mais importantes dessa discussão. 


O desenvolvimento desses dois diz muito a respeito 
de Mega Man e X poderem ou não ser o
 mesmo personagem (Via: Rockman Corner)

     De novo, tomemos Zero como referência. De inicio, não temos ciência de sua origem, mas pouco a pouco  mais informações a seu respeito são reveladas ao longo da série, até que em seu climax em Mega Man X5, todas principais dúvidas acerca de sua criação são reveladas, e isso tem grande peso na história. Já sobre X não há tanto mistério, e desde o 
X5 foi crucial para a série X
início é sabido que ele foi construído por Dr. Light. Isso também tem peso na caracterização do personagem, e assim como Zero, sua origem também é importante em X5, e as pontas soltas relacionadas a esse tema são todas preenchidas ao término do jogo. Ou seja, tudo que é de fato importante em relação ao passado dos personagens é abordado na série. Mega Man, o protagonista da série clássica, ganhou onze jogos em sua linha principal, mais inúmeros spin-offs em diversas plataformas. Se X fosse realmente Mega Man, e foi o protagonista de todos os jogos, isso teria que ter peso na história de alguma forma. Mesmo que X nunca viesse a saber disso, esse passado deveria ficar no mínimo implícito. Ou seja, justamente por nada relacionado a essa hipótese nunca nem ser insinuado, fica bem claro que não seria possível ambos serem o mesmo, pois a construção de X como personagem foi feita justamente para não haver ligação direta com Mega Man. X nasceu pra ser distinto, e isso faz muito sentido quando você quer transformá-lo no símbolo de um novo produto que você quer vender. 


Semelhantes, porém diferentes

     Por fim, analisemos suas personalidades. Mesmo que semelhantes, Mega Man e X são figuras bem distintas. Se por um lado, ambos são figuras benevolentes e pacifistas, na prática, ambos possuem filosofias de trabalho muitas vezes opostas. Mega Man é um personagem valente, e sua origem como herói remonta a bravura e assumir responsabilidades. Ele é do tipo que não necessariamente gosta de lutar e vai sempre que possível propor saídas pacíficas, mas não vai hesitar em lutar para proteger alguém se for necessário. Por outro lado, proteger é sempre a base de seu modus operandi. Rock não quer impor uma visão de justiça ao mundo, tampouco quer mudá-lo de fato. Ele só quer proteger os que não podem proteger a si mesmos. X é diferente. Por se sentir culpado pela existência dos Mavericks, X vai a luta para tentar tornar o mundo um lugar pacífico. X detesta lutar, e em um primeiro momento, ele não se mostra totalmente confiantes em suas capacidades. Porém, ele acredita que pode tornar o mundo um lugar melhor, e empenha todo o seu potencial em evoluir e se tornar alguém capaz de tal tarefa. Ou seja, mesmo que superficialmente iguais, ambos personagens são bem diferentes. E isso não é a toa. Mesmo que semelhantes, as duas séries tentaram coisas diferentes. Simples e episódica, a série clássica sempre foi uma aventura inocente e despretensiosa sem sentir qualquer culpa disso, mesmo em seus momentos mais grandiosos. Enquanto isso, mesmo em seus momentos mais simplistas e demagógicos, a série X visa ter uma continuidade mais fixa, um enredo mais dramático e com situações mais verossimilhantes. Ou seja, Mega Man e X não são o mesmo personagem, e em um contexto geral, isso é ótimo para a franquia Mega Man por permitir que abordagens diferentes funcionem perfeitamente dentro de uma mesma franquia. 


     Fontes:

http://kobun20.interordi.com/2010/06/28/this-was-rockman-x/


http://kobun20.interordi.com/2010/07/05/rockman-x-origins-2/


http://www.rockman-corner.com/2015/12/everything-we-know-about-what-happened.html


http://megaman.wikia.com/wiki/Mega_Man_X_(character)

http://megaman.wikia.com/wiki/Mega_Man_(character)

http://megaman.wikia.com/wiki/Reploid
Share on Google Plus
    Blogger Comment

4 Comentários:

  1. Cheguei hoje nesse site e já gostei muito, sou super fã da franquia e sempre gosto de teorizar coisas, bom saber que existe um site BR sobre isso. Queria deixar uma sugestão, que sempre tive uma duvida, que vocês fizessem algo falando do Ceratanium, um metal do universo de megaman que aparece em quase todos os jogos da franquia.

    ResponderExcluir
  2. E também que vocês falassem das cópias do X que aparecem em MegaMan Zero e MegaMan ZX.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado =D Sobre o Ceratanium, a MMKB tem um texto bem completo sobre ele (http://megaman.wikia.com/wiki/Ceratanium) vale uma olhada. Já quanto as cópias, você fala do Copy-X ou dos Pantheon/Galleon?

    ResponderExcluir
  4. Pantheons e Galleons mesmo

    ResponderExcluir