Top 10 NetNavis favoritos

     Acho que vocês já deve ter lido o post sobre os 10 Robot-Masters preferidos do André no texto anterior, dessa forma não pude deixar de falar sobre alguns dos NetNavis que mais marcaram presença na série Battle Network, seja por suas habilidades ou por seu papel dentro da trama de cada game. Como um fã dessa série posso assegurar que existe uma ampla variedade de personagens que são bastante interessantes em sua construção e participação em cada jogo, visto que alguns Navis específicos aparecem apenas em um ou dois jogos. Sem mais delongas vamos começar...

     

10 - Guts Man.EXE (Battle Network 1, 2, Transmission, 3, 4 e 5)

     Tenho que admitir, assim que comecei a me aventurar pelo primeiro jogo da série Battle Network e me deparei com esse gigante logo de cara, tremi na base por ele ser um personagem um tanto intimidador. Porém na mesma luta percebi que ele não era tão OP assim, bastando prestar atenção aos seus padrões e aproveitar cada oportunidade para atacá-lo (tática similar é utilizada no primeiro jogo do Mega Man para NES).

Visual totalmente repaginado e intimidador (no começo) 
 via: MegaMan Wiki

     Mas não para por aí. Guts Man também teve seu grau de importância nos jogos posteriores tomando como exemplo o Battle Network 4 (versão Red Sun) onde temos um arco breve dentro da trama principal em que temos que ajudar seu operador, Dekao Oyama - melhor amigo de Netto Hikari, num resgate (não posso falar mais do que isso porque sei o quanto algumas pessoas odeiam spoiler xD). Após tudo ser resolvido temos de lutar contra Guts Man mais uma vez, porém, ao final da luta o Mega Man recebe uma atualização pelo pai de Netto chamada Soul Unision, que consiste na capacidade de copiar tanto a aparência como os poderes de alguns Navis derrotados bastando utilizar certos Battle Chips que podem ser coletados ao longo do jogo. O resultado nós podemos ver na imagem abaixo:

Mega Man equipado com a Guts Soul
     
     Levando em consideração tudo que mencionei logo acima acho que o mais me atraiu ao Guts Man foram suas habilidades, afinal, um personagem desse porte tem muito potencial a ser explorado. Pena que não deram tanto espaço assim para que tal evolução ocorresse, porém, até que tentaram uma abordagem mais aprofundada em Rockman.EXE Axess e Stream que meio que funcionou.

9 - Roll.EXE (Battle Network 1, 2, Transmission, 3, 4, 5 e 6)

     Assim como Dekao e Guts Man possuem seus momentos de brilho, eu não poderia deixar de falar de Maylu Sakurai e sua NetNavi Roll.EXE que, apesar da aparência frágil e personalidade dócil, também mostrou ser bastante habilidosa quando o assunto era enfrentar outros Navis poderosos. Grande parte desse trunfo está ligado às habilidades curativas de Roll que a permitem recuperar uma boa quantidade de HP perdida em menos de 2 turnos, sem mencionar o poder de invocar vírus para a luta e a capacidade de tele-transporte para qualquer região do campo de batalha.


     No anime, tanto a Roll como Maylu participaram de praticamente todos os acontecimentos e aventuras narradas ao longo de cada temporada, com um destaque especial para a fase Rockman.EXE Stream (que também recebeu uma animação de longa metragem) onde ambas recebem a permissão de Duo.EXE (no melhor estilo 'God-Mode') para auxiliar Netto e outros personagens nos desafios que se seguem até o fim da temporada. Como podemos observar sempre rolou um clima entre Mega e Roll desde o início do anime, porém em Stream as coisas ficam um pouco mais evidentes (especialmente quando Meddy.EXE e Jasmine entram em cena, o que rendeu cenas hilárias). Abaixo vocês conferem a Cross Fusion de Maylu e Roll.

  video

     Quando o assunto são personagens femininas eu já fico empolgado e ao mesmo tempo preocupado, pois, infelizmente, criou-se um costume chato dentro de animes e jogos de hiper-sensualizar as personagens que aparecem apenas para agradar uma certa parcela de fãs. Não gosto disso e felizmente a Capcom acertou nesse aspecto ao longo dos anos por nos apresentar a mulheres fortes e corajosas dentro da franquia Mega Man - coisa que explico mais detalhadamente aqui.

     Temos uma Roll bem mais relevante e participativa do que sua versão da Série Clássica, que atuava mais nos bastidores e raramente aparecia. Porém o que mais me chamou atenção foi a forma como a Roll e sua operadora foram usadas em Stream, tendo a oportunidade de provar que não são apenas garotinhas destinadas a fazer par romântico com o protagonista hahaha.

8 - FireMan.EXE (Battle Network 1, Transmission e 4)

     Esse é um personagem que apareceu pouco na série como um todo. Em Battle Network 1 ele é um dos bosses iniciais a ser enfrentados pelos protagonistas e só faz uma nova aparição no mesmo jogo perto de enfrentar o último boss. No outros dois títulos posteriores - inexplicavelmente - substituíram o personagem por outros Navis com habilidades similares (Heat Man.EXE e Flame Man.EXE) sendo que o próprio Fire Man só retornou no Battle Network 4, apenas para ser descartado mais uma vez e vermos Kenichi Hino voltar a operar o Heat Man no sexto e último jogo da série.

      Apesar dessa situação um tanto confusa, fica evidente que a equipe de produção do jogo decidiu se basear nos acontecimentos do anime Rockman.EXE onde Fire Man fica bastante debilitado após uma luta contra FreezeMan.EXE, Hino não desiste de seu antigo Navi e o atualiza (com o auxílio de Meiji Eguchi), desse evento o Fire Man ressurge como Heat Man.EXE com novas habilidades e muito mais poder de fogo (o trocadilho foi inevitável xD).


     Em boa parte do anime, tanto Kenichi como seu NetNavi são retratados como típicos vilões impacientes que fazem de tudo para alcançar seus objetivos, quase sempre fazendo uso de força bruta e da habilidade de manipular o elemento fogo. Em duas ocasiões especiais na 1ª temporada da animação foi possível ver parte do potencial desse personagem quando se trata de fazer o mundo pegar fogo, sendo o embate contra os protagonistas durante o N1 Grand-Prix, o mais memorável na minha opinião, já que Kenichi desenvolveu uma tática para fazer com que seu Navi absorva raios solares para ficar mais forte, o que quase resultou na morte das pessoas que assistiam à luta, nem preciso dizer que Netto e Mega passaram por maus bocados para vencer a luta. Porém, na mesma temporada, temos uma mudança de atitude por parte dos antagonistas e ambos passam a auxiliar Neto e cia. em certos momentos das temporadas seguintes.

     Este é um dos meus Navis favoritos por conta de ter curtido bastante a contra-parte da Série Clássica, sendo o segundo Robot Master que consegui derrotar no primeiro jogo da franquia. Além disso, Hino e Fire Man tiveram maior participação nos jogos (especialmente no Battle Network 4 - onde podemos matar a saudade de enfrentá-lo como no primeiro jogo - e no Battle Network 6) e puderam evoluir de forma bacana ao longo do tempo. 

7 - Knight Man.EXE (Battle Network 2 e 5) 

     Voltando a falar de pesos-pesados, temos o Kinght Man.EXE e sua operadora Princess Pride que, como o nome sugere, faz parte da realeza de um país insular chamado Creamland. Se tratando de personalidade temos dois personagens calmos e extremamente educados mas que sabem lutar muito bem (característica que foi mantida tanto nos jogos como no anime e no mangá).

     Contudo, as semelhanças param por aí. Assim como Kenichi e Fire Man começaram como vilões e depois mudaram de atitude, nos jogos a dupla da realeza inicia sua carreira como integrantes da organização criminosa Gospel, sendo diretamente responsáveis por uma série de cybercrimes. Além disso, Pride tentou assassinar a comissão de Netbattlers (uma espécie de força-tarefa composta pelos melhores operadores e NetNavis do mundo) durante uma reunião secreta no castelo da capital de Creamland.

     Mais tarde a princesa faz mais uma participação no quinto jogo da série, dessa vez ela vem pedir o auxílio de Neto para capturar Knight Man que ficou louco após entrar em contato com um mineral chamado MagnoMetal durante uma escavação numa mina abandonada (provavelmente o mesmo operava algum maquinário autônomo durante o processo e foi afetado pela radiação que a pedra emitia). Depois da situação ter sido resolvida e de Mega Man adquirir a Knight Soul, a princesa se alia ao Team Colonel e luta ao lado de outros heróis para impedir o avanço dos planos do Dr. Regal

Kinght Man, o cavaleiro de ferro - via MegaMan Wiki

     Como é de se esperar de um Navi de seu porte, Knight Man é extremamente resistente graças à sua armadura, além de possuir uma força estrondosa à ponto de rivalizar Guts Man. Prova disso é a quantidade de dano que seus ataques conferem ao alvo (uma média de mais de 120 pontos de HP em um dos seus combos iniciais). Apesar desses dois pontos fortes, o personagem sofre com a baixa mobilidade resultante de seu peso, o que faz dele um alvo fácil para certos padrões de ataque (especialmente com os combos P.A.Battle Chips da série 'Air Hockey' - o tipo mais OP já introduzido). As limitações dele também ficam bem evidentes no anime, em um episódio em que Knight Man não consegue combater ShadowMan.EXE de forma efetiva, sendo necessária a intervenção de Mega Man na luta para equilibrar um pouco as coisas.

     Acho que a mesma coisa que falei sobre Roll e Maylu vou falar da Princesa Pride, dessa vez adicionando o fato da moça ser parte de uma realeza e possuir autoridade em seu país de origem. Além de ter seu charme também conta com um companheiro leal e destemido como seu NetNavi, ambos partilham de um forte senso de justiça que os move a tomar parte contra as ameaças de Duo e a lutar pelo que é certo.

6 - Magnet Man.EXE (Battle Network 2 e 5)

     Qualquer um que tenha jogado o Battle Network 2 sabe o quanto esse cara provoca ataques de raiva quando confrontado pela primeira vez. Eu me incluo nessa lista, pois seu campo de batalha é modificado para favorecer seus poderes magnéticos. Sem dúvidas Magnet Man.EXE é um personagem cheio de habilidades especiais que ficam bastante evidentes bem antes do combate começar pra valer. Assim como a dupla mencionada no item anterior, Magnet inicia sua carreira como um vilão e membro da Gospel junto com seu primeiro operador Gauss Magnus (que é líder da Gauss Inc.).

     No jogo mencionado, Netto e Mega Man precisam impedi-lo de obter acesso ao programa central que controla todos os sistemas do avião em que estão viajando junto com mais algumas dezenas de pessoas. Após muitas dificuldades, a dupla é bem sucedida nessa missão e colaboram com a prisão de Magnus terminando por descobrir - ao menos em parte - a razão pela qual Magnet Man estava tentando invadir os sistemas do avião. Algum tempo depois, durante os eventos do Battle Network 5 somos apresentados à filha de Gauss, Tesla Magnus ... tal pai tal filha certo? Ao menos por uma breve fase no anime e no jogo, no primeiro caso a mesma assumiu o controle da empresa de seu pai e secretamente fundou a Neo World 3 além de ter resgatado Magnet Man de uma cyber prisão retomando assim a carreira criminosa de seu pai. No jogo ela quer se vingar de Neto e Mega por terem arruinado a vida de seu pai, contudo, a mesma volta atrás e decide ajudar os protagonistas a deter Dr. Regal e sua produção de Dark Chips.


     Em termos de habilidades de combate estamos diante de um personagem que requer um pouco mais de estratégia do que o costumeiro, pois Magnet man.EXE possui habilidades baseadas em Eletricidade e tira 100% de proveito desse elemento todo o tempo. A primeira coisa que acontece antes da luta ser iniciada é a mudança dos painéis que formam o campo de batalha, 8 deles ficam magnetizados e puxam o Mega Man até eles e é nesse momento que Magnet Man usa a sequencia de golpes Magnet Hole Blast (basicamente um disparo energético que pode paralisar o oponente) e North - South Tackle (duas réplicas do Magnet Man surgem - caracterizados pelas polaridades Norte e Sul - e golpeiam o oponente de dois lados causando danos pesados).

Golpe NS Tackle em ação no anime

     Mas como todo bom NetNavi elemental, ele possui uma fraqueza com o elemento Madeira, e qualquer Battle Chip desse elemento fará o dobro de dano que faria normalmente (dentro da série Battle Network os elementos se afetam da seguinte forma: Madeira -> Eletricidade -> Água -> Fogo -> Madeira). Apesar disso, nem todos os chips elementais funcionarão - tomando como exemplo os que mudam o elemento do campo de batalha - pois Magnet Man levita sobre o mesmo e isso não ajudará em muita coisa (a não ser remover temporariamente os painéis magnetizados).

     Gosto desse personagem justamente por ser complicado analisar o padrão dos seus golpes, especialmente quando o encaramos pela primeira vez e mesmo depois de o derrotarmos ainda podemos topar com ele em algumas áreas específicas do jogo. Como se não bastasse o repeteco, o mesmo ainda retorna mais forte, com novos ataques e com a capacidade de antecipar os movimentos do Mega Man, então a dor de cabeça duplica.

5 - Search Man.EXE (Battle Network 4 e 5)

     Desta posição em diante passarei a me focar nos Navis mais poderosos e apelões, começando por ninguém menos que Search Man.EXE, um exemplo perfeito de personagem que manipula bem suas habilidades stealth e que consegue identificar as fraquezas de seu oponente com bastante facilidade. Parte disso se deve ao treinamento ministrado por seu operador, Raika, que é uma agente especial de um país chamado Sharo (o que explica a forma séria com que ambos se comportam tanto nos jogos como no anime e mangá).

Com esse cara o lema é: 'Vacilou perdeu!'

     Na versão Red Sun de Battle Network 4 temos a introdução de Raika e Search Man como os adversários de Netto e Mega Man em um das etapas do último torneio do jogo. Contudo, Raika não está ali para se divertir e sim cumprir uma missão secreta que envolve explorar uma área cabulosa da internet chamada Undernet onde NetNavis e programas perigosos se escondem (uma alusão à nossa Deep Web). Passados os acontecimentos desse jogo, a dupla volta à ação em Battle Network 5 para investigar o caso dos Dark Chips e, pouco depois de serem reintroduzidos e lutarem com Mega Man, passam a fazer parte do Team ProtoMan.

     Como mencionado no começo dessa seção, estamos diante de uma verdadeira dupla de soldados estrategistas, logo não seria nem um pouco sensato batalhar contra eles sem ter domínio dos Battle Chips certos. Afinal, Search Man vai desviar de boa parte dos seus ataques e só estará vulnerável por breves momentos quando for atacar com sua Scope Gun (um rifle de alta precisão acoplado em seu braço direito). Nesse meio tempo, ele também pode usar o Satellite Ray para forçar o Mega Man a se mover (basicamente um pequeno satélite é posicionado acima do campo de batalha e sempre irá mirar no jogador) bem como uma série de pequenos ataques... Em resumo: ficar parado NÃO é uma boa opção.

     Search Man e Raika são personagens únicos dentro da série Battle Network, especialmente pela forma como trabalham em equipe e como coordenam seus ataques. Parte disso se deve ao pesado treinamento militar ao qual ambos foram submetidos, contribuindo assim para a construção de uma personalidade mais analítica e calculista compartilhada pelos dois.

4 - Mega Man.EXE (Todos os jogos)

     Como poderia fazer esta lista e esquecer de mencionar o Navi protagonista? Tanto Mega Man como Netto evoluem bastante com o passar do tempo, com ênfase especial na união de ambos após um fato importante ser revelado ao final do primeiro jogo da série (coisa que no anime demorou um tempo para acontecer). Em termos de habilidades de combate Mega Man é uma referência notável, especialmente pela destreza com a qual Hikari analisa os padrões do inimigo e encontra uma forma eficaz de vencer a luta (quase sempre dá certo) com seus inúmeros Battle Chips e todo o poder que Mega pode deferir aos inimigos.

     Uma das habilidades que conferem ao Mega Man mais poder de fogo é a técnica de Program Advance (ou simplesmente P.A.) resultado da combinação de três Chips específicos que, quando utilizados na ordem correta, produzem um ataque poderoso o suficiente para causar muito dano ao NetNavi/Vírus que está sendo desafiado. No anime, apenas uma pequena parcela de Navis e Operadores conseguem dominar esta tática, mas, com muito esforço e um punhado de sorte, a dupla consegue dominar essa habilidade e nas temporadas seguintes os vemos utilizar diversos combos P.A. em inúmeras ocasiões. Abaixo vocês podem conferir o quão poderoso um Program Advance bem sucedido.

Netto realizando com sucesso um P.A. - Rockman.EXE Axess

     Mais tarde foi introduzido o conceito de Style Change (Battle Network 2 e 3) onde o Mega Man ganha habilidades elementais e uma aparência que se adapta ao estilo de combate do jogador. Por exemplo: se o Mega Buster for utilizado com bastante regularidade a consequência será uma Style da classe Guts (favorece ataques rápidos com o Buster - como uma espécie de Gatlin Gun - quando o botão B é pressionado rapidamente 3 vezes). Além disso, independente da classe de Style que o jogador adquire, é somado um elemento que potencializa ataques de um determinado tipo (ex: Acqua Custom garante ao Mega Man menor vulnerabilidade contra ataques elementais de Fogo e a capacidade de realizar disparos de Água quando o Buster está carregado, além de garantir 2x mais dano quando se usa um Battle Chip de elemento aquático).

     Dentre as Style Changes - presentes tanto no jogo como no anime e mangá - podemos eleger a Bug Style como sendo a mais poderosa de todas elas com uma ressalva: Mega fica com sequelas enquanto a utiliza (pelo menos no anime). Enquanto ela surgiu como um acidente durante os eventos finais da primeira temporada do anime, nos jogos a mesma está diretamente relacionada com blocos de programas da aplicação Navi Costumizer posicionados de forma errada de propósito, fazendo com que Mega apresente falhas de comando durante as lutas (a Style só pode ser obtida caso o jogador crie um "bug" desde o primeiro momento em que a aplicação mencionada é instalada no P.E.T. e não tente mudar nada).
Mega Man equipado com a Bug Style - via MegaMan Wiki

     Dentre as muitas habilidades provenientes dessa classe podemos mencionar o golpe HP Drain (que como o nome sugere, suga a energia do adversário para si), First Barrier 100 e Invencibility. Já dá para imaginar o estrago que dá para fazer em batalha certo? Mas não para por aí. De acordo com os eventos da segunda temporada do anime (Rockman.EXE Axess) Netto e Mega são derrotados durante uma luta contra um Darkloid fazendo o azulzinho ficar bastante debilitado, sua recuperação foi lenta mas bem sucedida, ainda assim um efeito colateral permaneceu e privou o mesmo de utilizar Style Changes novamente. Em compensação uma nova habilidade chamada Soul Unision (já mencionada mais acima) foi criada, permitindo uma ampla gama de possibilidades.

3 - Proto Man.EXE (Todos os jogos)

     Desde os primórdios da Série Clássica que Proto Man era um personagem que chamava atenção por onde passava. Começando por sua introdução em Mega Man 3 e se perpetuando ao longo dos anos com os jogos mais recentes (Mega Man 9 e 10), onde passou a ser um personagem jogável pela primeira vez. Já que Inafune decidiu se inspirar na Série Clássica para produzir Battle Network, o mesmo decidiu apostar em uma versão repaginada do personagem tanto em termos de aparência como em personalidade.

Dupla Vermelha em ação - créditos ao artista

     Para começar Mega Man.EXE e Proto Man.EXE não possuem absolutamente nenhum vínculo  entre si. Além disso, tanto Proto Man como Ijuuin Enzan nutrem um certo grau de rivalidade com Netto e Mega Man (uma característica típica de shounens). Felizmente não ficam só nisso, e com o passar do tempo a relação entre eles evolue, mas ainda mantendo uma pequena rixa com os protagonistas, com direito a um mini-arco dedicado à Dupla Vermelha (como gosto de chamá-los) perto do final de Rockman.EXE Axess ... Ali vemos como a amizade entre Enzan e Proto começou e nos é revelada a razão pela qual ambos se tornaram excelentes NetBattlers. Algo que surpreende nesta sequência de episódios em particular é a carga emocional mais forte aliada de um roteiro bem acima da média para o padrão do anime, então vale à pena dar uma conferida.

     Enzan e seu Navi são exímios lutadores e já provaram ser adversários formidáveis em várias situações, tanto nos jogos como no anime e mangás. Nos jogos a dupla sempre exerceu um papel mais ativo no combate aos cybercriminosos de forma direta, afinal, com Enzan não tem essa de pegar leve e Proto Man é excelente em resolver as coisas de forma rápida e precisa. Além disso, Proto conseguiu dominar a técnica de P.A. bem antes de Mega Man e Netto sequer descobrirem a existência da mesma. Sempre munido de sua espada e o clássico Proto Shield, fica muito fácil derrotar as hordas de Vírus que aparecem no jogo, sendo possível jogar com o personagem nas Liberation Missions presentes no Battle Network 5 - Team Proto Man (só assim para termos o gostinho de como é jogar com o vermelhão).

Agora o bicho vai pegar

     Como não gostar de antagonistas de cabelo branco e personalidade um tanto misteriosa? Novamente um clichê proveniente de animes e mangás que nunca canso de ver, esse é um dos aspectos onde Inafune e cia. acertaram de mão cheia nessa série, pois, sempre que aparecem, Ijuuin Enzan e Proto Man são tratados como verdadeiras barreiras intransponíveis em termos de determinação e coragem (sem falar dos traços de personalidade arrogante que tem lá seu charme).

2 - Shade Man.EXE (Battle Network 4 e 5)

     Subindo mais ainda o nível de poder  temos ninguém menos que Shade Man, em uma versão mais maligna que sua contra-parte da Série Clássica. Se compararmos a trama presente em Axess/Stream com a que nos é apresentada em Battle Network 4/5 veremos algumas semelhanças, porém, no anime optaram por acrescentar mais desdobramentos para a história já presente nos jogos.

     No quarto jogo da série somos introduzidos aos poderosos Dark Chips que, como o nome sugere de forma bem clara, são Battle Chips carregados com energia maligna e corrompedora que conferem ataques poderosíssimos para o NetNavi que o utilizar. Mas cobram um preço caro no final: sua "alma" se corrompe e fica suscetível a manipulação externa. Logo no começo do Battle Network 4, somos introduzidos ao Shade Man em um momento aparentemente calmo do jogo para pouco depois a confusão começar pra valer. Tal situação perdura até metade da trama onde Netto se vê obrigado a utilizar um Dark Chip no morcegão, afinal, Battle Chips normais não fazem efeito contra o mesmo.

Até porque nada de bom pode vir de um Navi com essa aparência certo?

     O efeito colateral vem logo em seguida com o surgimento da Dark Soul, que pode ser utilizada quando Mega Man está apanhando demais do inimigo (na janela de seleção de Chips surgirão alguns D.C. que podem ser equipados e ativarem a Dark Soul) e com a redução da quantidade máxima de HP em menos um ponto para cada vez que um D.C. seja utilizado. Sem mencionar o estado de loucura que Mega fica (no pior dos cenários será impossível usar a Soul Unision devido ao tanto de escuridão presente no personagem). No anime, os produtores foram mais além. Em um episódio de Stream, eles nos presentearam com um arco bacana protagonizado por Dark Mega Man (você não leu errado).


     Logicamente o que mais me deixou ligado com Shade Man vem desde Mega Man 7, onde o mesmo teve uma das melhores fases de todo o jogo com direito a um cenário rico em detalhes e trilha sonora mais grudenta que chiclete. Mesmo que tudo tenha sido mostrado em tons cartunescos, tenho que admitir que senti um pouco de medo (devia ter uns 13 anos na época e até hoje sou do tipo nervoso com jogos do gênero xD) e isso me marcou de uma forma única. Rever esse cara tempos depois despertou esse sentimento novamente. A coisa piora mesmo em uma das missões presente no jogo onde temos que percorrer um sistema tematizado de forma similar ao jogo de Super Nintendo com uma OST um tanto perturbadora (cadê os fãs de Lavender Town?).

1 - Bass.EXE (Todos os jogos)

     Finalmente chegamos na primeira posição desta lista. Obviamente tive que guardar esse lugar para um personagem tão icônico quanto o Mega Man que, assim como Shade Man, também foi introduzido em MM 7. Estamos falando de um cara perturbado que deseja apenas uma coisa: ser mais poderoso ... Isso mesmo senhoras e senhores, estamos falando de Bass, que retorna em Battle Network como um personagem ainda mais sombrio e com motivações obscuras por trás de tudo que realiza. Acredite em mim quando digo que você não vai querer topar com ele acidentalmente enquanto explora as vastas zonas da Undernet, até porque você vai gritar e ninguém vai estar lá para te socorrer.

   
Ajoelhe-se perante o mito, talvez ele delete você de forma rápida
     Este é um NetNavi muito mais poderoso do que qualquer coisa que os roteiristas tenham pensado em inventar, outro ponto positivo para a equipe criativa. A origem desse cara é um tanto obscura e não existem muitas informações sobre o mesmo nos jogos. Durante o anime muito pouco foi revelado sobre o mesmo restando apenas ficar com a suposta origem apresentada nos mangás de Ryo Takamisaki, onde temos uma narrativa bastante interessante sobre Bass e a razão pela qual a Undernet existe, não ficando apenas como um playground ideal para criminosos.

     Se você tiver o azar de encontrá-lo enquanto explora algumas áreas do jogo ou se gosta mesmo de confusão então pode preparar a juízo porque vais precisar de muita, mas muita paciência e agilidade. Assim que a luta começa ele não para quieto em nenhum painel, sempre se move com movimentos precisos e rápidos para evitar todos os ataques que Mega Man deferir. Então prepare muito bem seu deck de Battle Chips com combos P.A. e Style Changes/Soul Unisions para tentar drenar 50% do HP dele sem ter que apelar para os infames Save States. Nem mesmo os temidos Dark Chips serão de fato muito efetivos quando se luta contra um Navi como Bass. Querem uma breve amostra? Então prestem atenção no vídeo abaixo:


     Mas não vá se animar demais porque esta foi apenas a versão normal dele. Ainda é possível encontrá-lo em uma zona chamada Black Earth e lutar com outras duas formas dele (Alfa e Ômega) que vão ser 3x vezes mais fortes e muito mais rápidas que Bass em sua forma inicial. Isso apenas em Battle Network 4, nos outros jogos ele aparece como um desafiante opcional. Diferente do Battle Network 2 onde ele é um dos chefes finais junto com Grave.

     Me pergunto, quem é que não gostou dessa versão do Bass? Quando bati o olho em sua arte conceitual pela primeira vez já pressenti que teria dores de cabeça com o mesmo em algum momento. Não demorou muito para minhas preocupações se concretizarem. No geral, é um personagem que não é um vilão, mas que também não é um herói. Além disso, quase não o vemos no anime (exceto em arcos muito específicos), porém, quando ele aparece já sabemos que o bicho vai pegar... É isso que gosto nele. Felizmente, durante os eventos de Rockman.EXE Stream, Bass teve seu brilho. Isso se repete no filme Program of Light and Darkness (que possui uma das melhores, senão a melhor, sequência de lutas já apresentadas dentro da série) e no final da 3ª temporada, quando encontra seu fatídico destino.

Menções Honrosas

     Em primeiro lugar temos Duo que não é bem um NetNavi e sim uma inteligência artificial proveniente de uma civilização antiga que habitava as profundezas do espaço. A ele foi conferida autoridade para julgar mundos povoados com criaturas inteligentes conhecidas por serem problemáticas. A raça humana recebe sua sentença em Stream (razão que desencadeia os acontecimentos da 3ª temporada do anime). Com uma ampla gama de poderes cósmicos, os heróis tiveram um tanto de trabalho para enfrentá-lo e, nos eventos do BN 4, o mesmo desempenha um papel igualmente importante, além de ser o último chefe do jogo.

Quem foi que disse que tamanho não é documento mesmo?

     Mas ele não veio sozinho nessa. Para auxiliá-lo em sua missão temos sua fiel subordinada chamada Slur que foi a única capaz de deter Bass com um só golpe, e isso logo no começo da temporada. Posteriormente, passa a criar problemas para Netto e seus amigos resolverem. Acho que é seguro descrevê-la como misteriosa e letal, afinal um bom subordinado não tolera fracassos e muito menos deixa pontas soltas, certo? Infelizmente não posso falar mais dela sem soltar alguns spoilers pesados, então se você entende algo de inglês sugiro que procure por episódios legendados na internet.



     Para encerrar esta lista, temos um personagem icônico proveniente da Série Clássica, estamos falando de Shadow Man.EXE que é introduzido como um ninja cybernetico de primeira categoria, esse daí rendeu um punhado de problemas para Netto durante os eventos do Battle Network 2, porém, alguns jogos depois, ele e seu operador, Dark Miyabi, se juntam ao Team Colonel no BN 5. Assim como seu personagem era um alvo esquivo e rápido em Mega Man 3, em BN ele usa e abusa de suas habilidades stealth para iludir o jogador com falsas réplicas para pode atacar usando uma Shouriken gigante e com o golpe finalizador de sua espada Muramasa.

O ninja mais estiloso da franquia está de volta

     Ok pessoal, por hoje é só... Tenho certeza que vocês também tem um punhado de personagens favoritos em meio ao mar de gente que foi introduzida nos jogos ao longo dos anos. Da minha parte a maioria vem de Battle Network (uma série que me cativou pelo seu gameplay singular e desafiador). Gostou da lista? Já jogou algum BN? Que tal dar uma chance para a série e tentar jogar algum deles? Tenho certeza de que, se você tiver uma mente mais aberta, vai curtir bastante.
Share on Google Plus
    Blogger Comment

15 Comentários:

  1. Eu tenho que discordar ao ProtoMan ter sido um "acerto de mão cheia" pq pra mim ele tá de longe o mais errado aiudsjaodpkasdoska
    Todos os NetNavis trazidos da clássico têm a essência original ali, mesmo com o design bem alterado (tá, o MetalMan resolveu virar boxeador, mas não me incomoda tanto quanto o ProtoMan que é um ícone da série).
    O ProtoMan sempre foi um escudo pra proteger um corpo frágil e nesse ele virou uma espada. Ele tem o escudo mas tá muito sutil, aparece só quando você o ataca nos jogos, mas suas artworks e no anime, ele tá constantemente com a espada. E aquele cabelo branco no lugar do cachecol amarelo q ele usava pra criar seu próprio estilo? (os desenvolvedores dão a desculpa de não querer colocar pano nos NetNavis, mas O BASS PODE. Além de que me incomodo mais com cabelo nos NetNavis doq com pano).
    Aí que tá o problema, ELE É O ZERO! E ainda tem o proprio Zero.exe.
    É Zero demais pra mim.
    Agora o Enzan não tenho nada contra (tenho contra a calça militar dele, mas quem sou eu pra julgar o senso fashion dos outros asiudojoasoidjkas).

    Minha lista com ctz seria:
    10 - GateMan
    9 - SkullMan
    8 - MagnetMan
    7 - FlashMan
    6 - ElecMan
    5 - FreezeMan
    4 - SearchMan
    3 - HeatMan
    2 - Bass
    1 - Colonel

    Tenho todas as razões por trás de cada um, mas meu post já tá grande hoje saiuodjokas

    ResponderExcluir
  2. Entendi ... é quando se trata de mudanças em personagens eu sou meio complicado, de algumas eu gosto e de outras eu odeio. De uma forma geral digo que curti essa mudança de panorama, até porque não sei se teriam encontrado outro personagem para fazer frente com o Mega Man (isso antes de decidirem introduzir personagens da série X como Navis). Ao menos uma coisa se manteve, o cara é esguio e rápido kkkk

    Colonel é outro que teve um plot interessante pakas no Battle Network 6 ... pena que decidiram encerrar a série por ali :-( Felizmente no anime temos mais momentos de Baryl, Colonel e Iris em cena.

    ResponderExcluir
  3. Faltou ficar pulando, nunca para no chão asdiojsakpdasodka

    Colonel é meu preferido em todos os aspectos e eu também queria ver mais dele e a Iris. Assim que sair Beast + quem sabe.

    ResponderExcluir
  4. Já tem no Kiss Anime não? Na época em que estava procurando episódios legendados vi que eles tinham praticamente tudo, exceto Stream que estava sendo legendado aos poucos.

    ResponderExcluir
  5. Se quiser passar links eu aceito. Até hoje nunca vi Stream e Beast+ pq fiquei esperando lançar e acabei esquecendo.

    ResponderExcluir
  6. É eu agreedo com vc no quesito protoman.

    ResponderExcluir
  7. http://kissanime.to/Search/Anime/rockman
    Beast Plus não está completo.

    ResponderExcluir
  8. postei link e foi excluído como span LoL
    O beast+ até hoje não tem legendado em inglês
    os outros já estão no site anime.megamanonline (ponto) org
    e no Kiss Anime como o modera falou.

    ResponderExcluir
  9. Já vi todos menos o Stream. Vou dar uma checada la, vlw demais!

    ResponderExcluir
  10. É, concordo perfeitamente quanto ao Blues. Apesar de gostar do visual dele, acho tudo menos "original".
    Uma coisa que gosto nos Navis é que eles apresentam novas possibilidades visuais mas mantém a essência do personagem, algo que na minha opinião está longe de ser o que acontece com o Blues.EXE, que literalmente "acabou sendo repaginado para ser o Zero".

    ResponderExcluir
  11. Acho que Inafune realmente queria um 'Zero' na série Battle Network, mas não demorou e introduziram uma versão NetNavi dele na última temporada do anime (nos jogos ele só aparece no Network Transmission).

    ResponderExcluir
  12. Tem muito cara do Battle Network 5 aes huehua

    ResponderExcluir
  13. Meio inevitável já que foi um dos jogos da Série Battle Network responsável por trazer uma boa quantidade de personagens (até o esquecido do Toad Man retornou xD)

    ResponderExcluir
  14. Felizmente Battle Network 6 foi mais loko que BN5 e tem o Elecman.

    ResponderExcluir
  15. Poxa ... BN6 foi o ápice da série porque uniu tudo que deu certo nos jogos anteriores e ainda trouxe mecânicas novas (bem como personagens provenientes de outros jogos). Ainda lembro das missões em que era possível trocar de Navi e atacar as Cybeasts e, assim como você, também gostei de trazerem o Elecman de volta (a missão com ele é uma das melhores, sem falar na Soul Unision que ele deixa).

    ResponderExcluir