Entrevista - José Maruseru



     Eis a primeira entrevista da história do Rockman Central, e para inaugurar essa nova sessão, temos um convidado um tanto quanto especial. Não é fácil encontrar cosplays de Mega Man, principalmente feitos por cosplayers nacionais. Justamente por isso, não poderíamos deixar passar um cosplayer nacional que tem homenageado tanto nossa série favorita. José Marcel (conhecido nas redes sociais como José Maruseru), é um cosplayer de 29 anos que começou a fazer cosplay há 5 anos a convite de uma amiga. Seu primeiro cosplay foi do personagem Alucard (Hellsing), e fez com que ele pegasse gosto pela coisa. Um de seus cosplays mais populares - se não for o mais - é o de X, da série Mega Man X, que é o que lhe trouxe aqui. Sem mais delongas, confiram abaixo a nossa conversa com ele:

      Rockman Central: Qual foi o seu primeiro contato com a série Mega Man, e o que você mais gosta na série?

    Maruseru: Foi através do desenho animado que passava no SBT, passei a me interessar, pois na chamada dizia que era baseado nos vídeo games, o desenho era muito legal gostei bastante, queria jogar os games do desenho, porem não foi possível na época, pois tinha o Mega Drive e o Megaman The Willy Wars era muito raro de conseguir, meu contato com os games foi com Rockman X3 para PS1 e posteriormente com Megaman X4 e foi amor a primeira vista com a franquia, depois passei a jogar Megaman 8, Megaman Legends e logo após receber emprestado de um amigo Rockman X5 e ouvir Mosquito Milk na abertura do game com uma trilha rock'in roll mudou drasticamente minha vida. A proposito passei a me interessar por animes graças a esse game, com as cenas do Rockman X4, havia boatos que existia um anime do game e eu como era inocente acabei caindo como um patinho, querendo ver o anime do game, mas em compensação descobri um outro mundo com os animes e me interessar ainda mais por essa cultura.



     Rockman Central: Mega Man é uma série cujo os personagens tem traços e proporções um tanto quanto “cartunizadas”, o que deve dificultar consideravelmente a confecção de um cosplay . Qual  a maior dificuldade que você já teve fazendo cosplay de Mega Man? Teria alguma dica para quem quer tentar também?

     Maruseru: A confecção do cosplay não foi feita por mim e sim por uma amiga minha que se prontificou de fazer, pois ela queria trabalhar como cosmaker (pessoas que confecciona roupas e armaduras para pessoas que se interessa por essa arte) quando disse que meu sonho era fazer cosplay de Rockman X e ao fazer ele foi realizar um sonho,


estar vestido de um personagem que marcou sua infância e divulgar o game para as pessoas a conhecerem. Agora dificuldade mesmo seria a locomoção, pois armaduras que são feitos de E.V.A. são diferentes de tecidos, pois eles não se alongam e nem ajustam com o corpo. Além disso qualquer coisinha, a armadura pode quebrar, portanto alguns movimentos são limitados, não é possível fazer todas as poses, mas a sensação de ser o Megaman é tão grande que acaba não ligando por esses detalhes, pois cosplay é acima de tudo diversão. É mostrar o quanto você ama o personagem a ponto de se vestir, detalhes referente ao corpo não importam muito, como prova já teve um cosplayer de Edward Elric que era obeso e pele morena, porem usou e abusou dos detalhes, usou os melhores tecidos, a peruca da melhor qualidade, usando todas as referencias do anime e ganhou o 1° lugar do concurso cosplay, então não ligue muito se não tem o físico do personagem, mas sim seu amor por ele. Minha dica que dou para quem quer ser cosplayer é procure começar com personagens mais simples, tipo Yusuke Urameshi de Yu Yu Hakusho aos poucos começa a conhecer melhor como funciona o cosplay, os melhores lugares para indicar para fazer cosplays mais complexos, nunca desistir, por mais que as pessoas te deixem para baixo, isso sempre vai ocorrer, mas precisa ser forte e não levar o cosplay pela fama, pois isso é consequência.

       Rockman Central: Além de Mega Man, quais outras séries de jogos você gosta?

     Maruseru: Além de Mega Man, sou fã de Castlevania, inclusive sou adm da pagina Castlevania Brasil, tenho uma coleção de jogos do Sonic que jogo desde quando tinha o Mega Drive, sou fã de jogos de tiro em primeira pessoa como Doom e Quake. Estou acompanhando a franquia Mass Effect e The Witcher. Além desse estou jogando os games da Marvel como os classicos do super nintendo War of Gems e do Star Wars jogando os classicos para PC como Dark Forces e Knights of old Republic aproveitando hype dessas franquias no cinema.



     Rockman Central: Já fez algum cosplay dessas séries?

     Maruseru: De Castlevania fiz cosplay do Genya Arikado de Castlevania Dawn of Sorrow e fiz um que não mencionei, mas fiz o Haohmaru de Samurai Shodown.





     Rockman Central: Por fim, fale sobre seus futuros projetos e de como os interessados no seu trabalho podem entrar em contato com ele. Se tiver alguma página no Facebook, blog, etc, sinta-se livre para divulgá-lo.

     Maruseru: Agradeço muito a Rockman Central, entre meus projetos futuros estão os cosplay de Star Wars, pretendo fazer um dos soldados imperiais do lado negro da força, desejo muito fazer cosplay da franquia Gundam que me marcou muito recentemente, porem não posso dizer muito sobre projetos futuros, pois o que ocorre hoje, muda completamente amanha. Acompanhe minha pagina do facebook feita exclusivamente para divulgar meus trabalhos (aqui). Tem também meu perfil na Worldcosplay: (aqui). Como mencionado a Castlevania Brasil (aqui)Além desses tenho um grupo dedicado a cosplayers de Rockman, para quem for fazer trocar de ideia conosco (aqui).
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário