A ligação das séries clássica e X realmente existe?



     Em Mega Man, o tempo entre uma sub série e suas sequências costuma ser na escala da centenas de anos. Graças a isso, alguns detalhes nunca ficam 100% esclarecidos, levando as pessoas a especularem. Isso não é um problema por si só, mas é um tipo de abordagem que gera perguntas. E entre esses períodos transicionais, o que mais gera questionamentos se encontra entre 20XX e 21XX - ou para os leigos, entre a série Clássica e a série X. Nós do Rockman Central já demos nossa contribuição ao debate com perguntas como essa e essa, assim como desmentindo algumas teorias populares (aqui e aqui), mas ainda não havíamos nos focado em tentar de fato responder essa questão. E com tantas especulações, a resposta definitiva parece algo distante. É quase como se ela tivesse se tornado o "santo graal" de Mega Man (ainda acho a "cidade branca" um graal mais interessante). Só que a ligação entre as duas série realmente existe, e ela é feita em vários games da série. As pessoas é que não notaram. 

Dr. Wily em Mega Man X5
     Vejam bem, quais personagens da série clássica tem algum tipo de relação direta com a série X? Na prática, apenas dois: Dr. Light e Dr. Wily. O destino final de ambos é nebuloso, mas fica bem claro qual é a influencia deles na série X. Dr. Light construiu X, que foi posteriormente descoberto por Dr. Cain e usado na a criação dos Reploids. Ou seja, X e Dr. Light são a gênese do universo da série X. Por outro lado, Dr. Wily criou Zero e o Maverick Virus, e mesmo que existam Mavericks oriundos de outras causas, a trama da série X roda em torno do vírus. E falando no vírus, é bom lembrar que Sigma só foi contaminado por causa de Zero. Ou seja, Dr. Light criou a base daquilo que originaria o mundo da série X, enquanto Wily daria origem ao que geraria o conflito básico do enredo da série. Esses detalhes são perceptíveis em grande parte da série, como no primeiro Mega Man X, onde somos introduzidos a esse novo mundo, e em X4 e X5, onde Zero e seu background são melhor explorados. Logo, as ligações diretas entre a série clássica e a série X existem e são até bem óbvias quando se olha com atenção. E isso para não falar da clássica cena de Mega Man 2: The Power Fighters em que confirmamos que foi mesmo Wily que criou Zero. São todas ligações bem explícitas e notáveis. Mas porque tantas pessoas ainda se perguntam sobre esse tema com tais fatos tão explícitos?


Uma cena repetida a exaustão nas teorias sobre ligações
entre as séries

     Talvez porquê essas pessoas tenham uma definição diferente da ideia de ligação, o que acaba as induzindo a alguns equívocos. Há quem se pergunte sobre o destino final de Mega Man & cia, há quem se pergunte quando a série clássica se tornou a série X, mas nenhuma dessas perguntas é necessariamente uma ligação melhor entre as séries do que a apontada acima. Sobre o destino dos personagens, repito o que já disse em outros textos: o possível final deles, caso aconteça, será uma narrativa pertencente a série clássica, não X. Se você quer um final absoluto para a série clássica, tenha em mente que ele não teria que objetivar chegar na série X, apenas não criar nenhum furo cronológico. O que leva ao outro ponto. A série clássica nunca vira a série X, pois são séries diferentes. Não a toa, ambas coexistiram por anos. Não é porque ambas possuem ligações diretas que elas são a mesma coisa, assim como a série Zero não é meramente uma extensão da série X, mas uma narrativa nova (e vejam que a série Zero é muito mais diretamente ligada a série X do que a X é em relação a clássica).


Mega Man Zero: ligado a série X, mas não parte dela

     Ou seja, na próxima vez que reclamarem e pedirem algo a Capcom, tenham um pouco mais de consciência do que querem. Se vocês querem um final absoluto para a série clássica, peçam isso, não uma "ligação entre as séries". Se vocês querem uma "prequel" da série X mostrando mais da sua origem, peçam por isso. Pois uma transição direta entre as séries não tem o porquê de acontecer, e muito possivelmente não será feita pela Capcom. E nem seria preciso, pois como já foi dito, já existe uma ligação clara entre as séries. Mas ainda fica uma pergunta no ar: qual é o final da série clássica? Quanto a isso, aguardem os próximos artigos.
Share on Google Plus
    Blogger Comment

5 Comentários:

  1. Felipe De Palma Kind3 de setembro de 2016 23:52

    eu sempre entendi a ligação da série X com a clássica

    a ligação da X com a zero que é bagunça

    ResponderExcluir
  2. A ligação das séries X e Zero são bem demarcadas, principalmente em X6 e Zero 3. O problema é a Capcom ter seguido com a série X depois do X6 e bagunçado a série X totalmente. No geral, a Inti Creates só leva em conta até X6,e eu faço a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Vinícius Soares Alves4 de setembro de 2016 01:23

    Eu discordo levemente sobre sua definição de "ligação clara". Por exemplo, se pegarmos MMX e MMZero. Se nós não recebêssemos a informação de que Zero foi desligado, tudo o que poderíamos teorizar/falar seria que "Zero foi desligado em algum ponto da saga X, pois o começo da saga Z prova isso." e isso é uma ligação, sim, porém cheia de furos, não é clara. O que é exatamente o que acontece com MM e MMX, nós sabemos que Wily criou o maverick vírus, mas como? Quando? Ou por exemplo, o que Sigma sabe sobre o Zero? Pois ele fica do X2 até o X5 atiçando o Zero e nada de relevante é revelado, além da origem do personagem. A parte do X e Light é clara, sim, mas MUITAS coisas de MMX giram mais em torno do Zero do que do X, e nós temos nada de informação do Zero além de que o Wily criou ele. E isso pra mim é uma ligação furada, fraca, não é algo claro. Então sim, MM e MMX têm ligações sim, isso é óbvio, mas não são coisas claras e nem definitivas. Eu não me importo com um jogo prequel, MMX e MMZ têm coisas a serem melhor explicadas ainda, mas você tem clareza nas informações mais importantes, um jogo prequel de MMZ seria ótimo mas não é exatamente necessário, o mesmo vale pra MM e MMX, MM só precisa de mais clareza em duas ou três informações. Por exemplo: MM10 teve a oportunidade perfeita de fazer isso: O maverick vírus e a roboenza. O Wily ser infectado pelo vírus que só afeta robôs e o fato do Wily falar com o Sigma como se ele fosse parte do vírus, etc. Mega Man 10 tem um tom mais "pesado", cá entre nós, são robôs fazendo coisas contra vontade deles, a Roll quase morrendo ali e dando o remédio para o Mega, é o clichê shonen infantil, mas é algo mais pesado que quase qualquer outro MM já fez (algumas exceções como King em MM&B, o dilema do MMV GB, etc) e era a oportunidade perfeita de tampar qualquer coisa, fazer uma ligação nível MMX e MMZ sem perder o toque infantil da série, mas não, MM10 no fim não dá em NADA, só mais uma peça pra teorizar. E como disse anteriormente: Isso pra mim não é uma ligação clara, é uma ligação furada. (E antes que me entenda mal, eu amo MM10, mas me incomoda o potencial desperdiçado daquele jogo). Perdão pelo texto, ele podia ser bem menor, mas eu sou prolixo :( Eu gosto dos seus textos e é raro ver alguém que manja tão bem de Mega Man, parabéns! Eu queria até debater algumas coisas contigo alguma vez, porque eu poderia descobrir coisas novas e talz!

    ResponderExcluir
  4. Desde que tenha um enredo bem trabalhado é possível uma saga transitória.

    ResponderExcluir
  5. Reboot ja nessa serie isso sim,a historia tem tantos furos i e mostrada de forma tao obscura e complicada que vc e obrigado a fazer um curso pra achar esses pedaços dentro dos jogos ou ate mesmo em audios de versoes especiais dos jogos (como um cd ae que vinha com o megaman zero).

    Voto num reboot mas que seja bem feito e coerente o maximo possivel com o que ja conhecemos da serie.

    ResponderExcluir