Uma possível explicação para o nome de Zero


(Via: Wallpapercave)
     Nos vários anos em que eu já joguei Mega Man, eu nunca consegui descobrir o porque Zero tem esse nome. Em um primeiro momento, imaginei que fosse apenas algum "maneirismo" japonês, já que em certos animes como Code Geass e Vampire Knight, também temos personagens chamados de Zero. Houve quem especulasse que isso seria uma ligação com Proto Man, mas levando em conta que ambos são personagens distintos, isso seria no máximo uma pequena referência. Mas há uma outra possível explicação para esse nome. Será que Zero é chamado dessa forma por ser o "paciente zero" do vírus Maverick?

Zero em sua cápsula (via: Mega Man Knowledge Base)

     Para quem não sabe, paciente zero é um termo designado para definir a primeira pessoa infectada por algum tipo de epidemia. Em Mega Man X, é possível considerar que o surto causado pelo vírus Maverick como uma epidemia, e no caso, o vírus em questão se encontrava originalmente na cápsula de Zero, fazendo dele o primeiro infectado. Ou seja, Zero seria o paciente zero do vírus Maverick. Seria essa a razão de seu nome, ou apenas uma coincidência? Alguém deveria questionar Keiji Inafune sobre isso.
Share on Google Plus
    Blogger Comment

10 Comentários:

  1. Teorias e especulações, gostei dessa e faz sentido. Atualmente Capcom evoluiu bastante neste contexto, tanto que vimos em Resident Evil Revelations 1 a influência de literatura Italiana "A Divina Comédia" de Dante e em Revelations 2 literatura Austria-Hungara de Franz Kafka e sua obra "Metamorfose". Porém, no começo dos anos 90 acredito que a não era tão detalhista assim.

    ResponderExcluir
  2. Você me lembrou que tenho que jogar o Revelations 2. Ele é tão quanto o primeiro?

    ResponderExcluir
  3. Não é tão bom quanto o primeiro, o 1º capítulo e começo do segundo são excelentes. Depois disso fica cansativo, ainda sim é superior a RE5 e RE6

    ResponderExcluir
  4. A palavra do Inafune, naquela mesma entrevista que desmentiu a teroria do cataclisma, é de que Zero e Sigma foram nomeados com tais termos matemáticos pra provar que nada era absoluto e que personagens podiam trocar de lado, como ocorreu com os dois. Não cola muito, mas é o mais próximo de uma resposta oficial.

    Essa teoria de paciente zero eu já li lá no TV Tropes. É uma teoria legal, mas o povo de lá tem a péssima mania de ficar metendo teoria e headcanon como verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que o pessoal do TV Tropes já tinha pensado nisso, e olha que eu vivo perdendo tempo lá.

    ResponderExcluir
  6. Não considero a palavra de Inafune absoluta, existe algumas discrepâncias entre o que ele afirma e/ou desmente e o que a Capcom decide ou pode decidir.

    ResponderExcluir
  7. O que o Inafune dizia, ele dizia como funcionário da Capcom. Ou seja, não havia tal divergência, pois ele representava a Capcom. Talvez isso possa ocorrer agora que ele não trabalha mais para a Capcom.

    ResponderExcluir
  8. Tá na parte das fichas de personagens :P

    ResponderExcluir
  9. Eu também não, mas essa entrevista é de 2008, quando o Inafune ainda trabalhava pra Capcom, então é o mais próximo que temos de uma explicação canônica.

    ResponderExcluir
  10. Lucas Barra Oliveira21 de junho de 2016 20:38

    Ótima teoria! Realmente o nome de zero é um mistério! kkk

    ResponderExcluir