Review - Progress PET

     Olá pessoal, hoje resolvi fazer um post diferente. Depois que revirei umas coisas no meu guarda roupas, me deparei com meus 2 PETs de Mega Man NT Warrior (Rockman.EXE em japonês). Imediatamente me transportei para meus tempos de Ensino Fundamental onde a galera jogava cartas de Yu-Gi-Oh!, brincava com as Beyblades e gostava de me gabar por ter brinquedos caros. E dentre esses brinquedos havia o Advanced PET que foi lançado no longínquo ano de 2005 e, pelo menos na minha cidade, foi um estouro de vendas. 

Sonho de consumo de muitas crianças *-*     



Abaixo vocês podem conferir a propaganda brasileira do brinquedo:


     Infelizmente eu não tinha como comprar um e meus pais se recusavam,  com toda razão, em pagar R$ 100,00 pelo brinquedo. Somente alguns anos depois é que tive a oportunidade de comprar um desses, e não me arrependo nem um pouco. Infelizmente, apenas a primeira temporada do anime foi exibida na TV brasileira, sendo que no Japão a série continuou com mais 4 temporadas, e consequentemente foram lançados outros modelos de PET apenas para o mercado asiático. Como o título da postagem sugere vou falar sobre um dos modelos que foram lançados somente no mercado asiático por meio da Takara Tomy, e que hoje são quase uma relíquia ... Senhoras e senhores hoje lhes apresento o Progress PET.


Eis o brinquedo em sua versão Rockman.EXE "Basic"


CARACTERÍSTICAS

     A primeira coisa que gostaria de destacar é o design do aparelho que, comparado com seu antecessor, possui um maior grau de conforto durante o "gameplay" que lembra bastante o estilo dos Battle Network. A única diferença é que o jogo se passa inteiramente no mundo digital sendo que em determinados momentos ocorrem breves diálogos entre os personagens sendo eles NetNavis e seus respectivos NetOps (Operadores).

     Assim como seu antecessor aqui também temos diferentes versões do mesmo brinquedo, a principal é a do Rockman.EXE seguida pela versão Blues.EXE (essa sim vem com o Blues/Proto Man como personagem jogável!) e a Bass Cross Edition, que foi vendida durante a exibição de um OVA do anime Rockman.EXE Stream e que conta com um Battle Chip extra que garante a transformação para a Bass Cross.

Finalmente temos um Proto Man jogável :D

Item indispensável para os colecionadores de plantão


ACESSÓRIOS

     Seguindo a regra do merchandising que praticamente domina o nosso mundo, foi produzida uma vasta quantidade de acessórios que podem ser utilizados no PET. Dentre eles posso citar as centenas de Battle Chips responsáveis por permitir o uso de ataques especiais, que são vendidos separadamente. Além disso temos as chamadas Navi Tune Parts que, quando acopladas a um dos slots de expansão do brinquedo, são responsáveis por melhorar um conjunto de habilidades do seu Net-Navi (ex: HP, Chip Limit, Attack Power) ou até mesmo permitir que o NetNavi se torne elemental (Madeira, Eletricidade, Água ou Fogo). De quebra, cada uma dessas peças vem com um Battle Chip avulso.

Atribui ao NetNavi o elemento "Água"

     Vale ressaltar que os "Packs" de Battle Chips sempre vêm com 1 Navi Chip exclusivo e 4 Battle Chips avulsos, sendo que o efeito do Navi Chip pode variar dependendo do personagem que for jogável no seu PET. Caso seja a versão Rockman, você poderá fazer Double Soul com o Magnet Man caso insira o Navi Chip dele antes da batalha começar, se for a versão Blues você poderá invocar temporariamente o Magnet Man para o campo de batalha e utilizar seus ataques.
   
Pack de Battle Chips (edição Magnet Man)



Resultado da fusão do Rockman com Magnet Man

     Indo um pouco mais além, a Capcom incentivou a produção de um aparelho que permite aos donos do portátil Game Boy Advance usarem seus Battle Chips no jogo Mega Man Battle Network 5, o que, na minha visão, foi uma boa sacada e deixa o gameplay mais interessante, já que você pode simplesmente comprar o Chip que quiser sem que seja necessário você coletá-lo pelo game. Assim como no anime, você pode fazer os lendários Program Advance (combinações de 3 Chips que resultam em super ataques).

Tá aí um incentivo para comprar os Battle Chips

     Outra coisa que vale a pena ser mencionada é a compatibilidade do Progress PET com os Battle Chips do modelo anterior, no caso o Advanced PET. Essa foi outra ideia muito bem implementada já que o modelo anterior possui uma vasta biblioteca de chips colecionáveis com os mais variados efeitos (incluindo os Navi Chips mais raros já vistos e que até nos jogos de GBA são complicados de se adquirir). Outro recurso muito interessante que foi implementado nesse brinquedo é a possibilidade de utilizar os BattleChips de seu antecessor (Advanced PET) nas lutas contra vírus e NetNavis. Com certeza uma boa notícia para quem já tinha uma boa quantidade de chips, em especial os chamados Navi Chips.


GAMEPLAY

     Aqui vem a parte que você estava esperando pra ler, mas calma que vamos por partes e prometo detalhar bastante as coisas por aqui ok? Então vamos lá, logo depois de ligarmos o brinquedo (que funciona com 3 pilhas tipo AAA) somos saudados pelo Mega Man/Proto Man, o mesmo pede que o horário seja ajustado (isso é importante como você verá mais pra frente) e depois disso o PET estará pronto para seu primeiro uso. Navegar pelos menus é relativamente simples, pressionando o botão 'OK' é possível abrir o menu principal e, com o auxílio dos botões direcionais, selecionar o menu de opções ou um dos 3 modos de jogo: RPG, Torneio e Versus.


     Modo RPG

     Como o título sugere, este modo tenta seguir uma linha de acontecimentos que sempre leva a um Stage Boss ... "Mas como assim? Tem uma Boss-Fight mesmo?" Exatamente caro leitor, mas, pra chegar até o mesmo, o jogador deve conduzir o Mega Man de uma forma que imita fielmente os cenários do Cyberworld dos jogos da série Battle Network, porém de um forma bem limitada (levando em consideração as limitações de hardware do brinquedo). Logo no começo é possível saber quem é o Boss do estágio em questão graças a um breve diálogo (que infelizmente está em japonês) e assim o jogador esta livre para começar a aventura.

        Os mapas costumam ser bem extensos e lutar demais deixa o Mega Man/Proto Man com menos energia, para contornar esses problemas foram adicionados aos mapas alguns cristais (similares aos dos jogos de GBA) que te servem apenas para realizar o chamado "Log-Out" e fazer com que seu progresso seja salvo. Nesse momento o seu navi retorna para o PET e pode recarregar suas energias, e o mais legal é que se o personagem acumular energia suficiente, o mesmo entrará em modo Full-Syncro que aumenta consideravelmente os ataques numa batalha. O tempo de recarga varia de acordo com o nível em que o seu navi está, por isso é importante que o horário esteja devidamente configurado para que o processo seja agilizado.

     Assim como nos Battle Network, derrotar o Boss não será uma tarefa fácil sendo necessário percorrer o mapa quase que inteiro até chegar no local indicado (é possível consultar um mapa da área pressionando o botão OK e navegando por algumas opções) além de ter de enfrentar os infames vírus que aparecem enquanto Mega/Proto se movimenta pelo cenário. Lutar contra os mesmos é até fácil no começo já que eles são bastante lentos e seus ataques fazem pouco dano ao jogador, mas depois de alguns níveis pressionar o botão CANCEL para ignorar a batalha pode ser tentador. Outro elemento presente são as 'Barriers' que o jogador só poderá desbloquear após o Mega Man subir de 'Level'. Para entenderem melhor o que tentei dizer assistam ao vídeo abaixo (se quiserem pulem para 2:44).



     Modo Torneio

     Como visto em Mega Man Battle Network 4, existe a possibilidade de lutar no modo torneio (que é desbloqueado depois do Mega Man atingir níveis mais altos) e enfrentar personagens conhecidos de uma forma bem randômica. Entre os participantes, temos: Roll, Guts Man, Proto Man/Blues, etc. Segundo informações encontradas no manual do brinquedo, é possível conseguir as Soul Cross de determinados NetNavis, porém não consegui traduzir de uma forma inteligível o manual portanto não sei informar maiores detalhes sobre este recurso.

     As batalhas nesse modo ocorrem de forma similar ás do modo RPG, com a diferença de ocorrerem de forma consecutiva, assim que o jogador vence uma partida a próxima começará automaticamente até que todos os 3 navis adversários sejam derrotados. Ao final de cada torneio um item é desbloqueado além de serem distribuídos vários pontos de EXP, AT, DF, CC (creio eu que até mesmo algumas Soul Unisions possam ser desbloqueadas mas infelizmente o manual está em japonês).


     Modo Versus

     Neste modo não há muito do que se falar, apenas que é possível ligar dois PETs por meio de um cabo com plug P2 e, simultaneamente nos dois brinquedos, selecionar o modo Versus. É uma forma bacana pra desafiar algum outro jogador e ganhar alguns pontos de EXP (o manual também sugere que algumas surpresas podem ser desbloqueadas caso o jogador alcance um número X de vitórias).


CONCLUSÃO

      Para aqueles fãs da série EXE que amam colecionar brinquedos da mesma, este item não pode ficar de fora da sua coleção. Além de ser um achado e tanto, também é um brinquedo bem legal que serve de passatempo para aquelas tardes monótonas em casa, porém, como se trata de um produto antigo e que só foi vendido no mercado asiático, só é possível encontrá-lo em sites como eBay por preços nada convidativos. Comprei o meu em 2010 pagando apenas R$ 45,00 (saudades da época em que o dólar custava menos de R$ 2,50) e até hoje está funcionando, aliado dos Battle Chips que já tinha aqui posso afirmar que me diverti muito, pena que nunca pude comprar um segundo PET para poder explorar os outros modos de jogo.
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