Myth-Buster #1 - Proto Man e Zero são o mesmo personagem?

Imagem via MetalTeam
     Entre as várias "teorias apocalípticas" existentes em Mega Man, um dos tipos mais comum que vemos é de "personagem A virou personagem B na série seguinte". Levando em conta que muitos de nós não sabíamos inglês na época em que esses jogos foram lançados, não tínhamos acesso aos manuais e tampouco a publicações oficiais da Capcom, acabávamos sem entender alguns detalhes do enredo da série. E com isso, nossas mentes inventavam explicações que nos bastavam para que "entendêssemos" o que estava acontecendo e seguíssemos jogando. Mas essa época mais simples já foi, e em pleno 2015 se tornou fácil encontrar informações sobre a série, e certas dúvidas sobre "personagem A virou personagem B na série seguinte" se tornaram facilmente respondíveis com uma pesquisa de cinco minutos. Mas há quem não queira aceitar os fatos que encontra, ou outros não conseguem entender tudo, além dos que não sabem lidar muito com esse tipo de pesquisa, e para esses todos iremos detonar o mito de que Zero é o Proto Man do futuro.

Mas antes de iniciar de fato o debate, tenhamos algumas coisas em mente:

     - Se você tem uma tese, cabe a você comprová-la, não aos outros desmenti-la que sem que você tenha dado alguma prova antes. O nome disso é "Falácia da inversão do ônus da prova"

     - O fato dos criadores da série não terem desmentido algo sobre a série não torna isso automaticamente verdade. Dizer que algo é verdade por que o Inafune ou a Capcom nunca negaram diretamente,  mesmo não havendo provas que confirmem a tese (inclusive se os jogos indicarem o contrário) é uma falácia. O nome dela é "argumentun ad ignorantiam"

     - É preciso ter em mente que suas projeções ou desejos quanto aos rumos de Mega Man não são necessariamente melhor caminho para a série. Querer que coisa "A" aconteça ou que coisa "B" seja explicada é uma vontade sua, mas nem sempre é uma necessidade da série ou tampouco é viável. Não veja furos onde não existem

     Primeiro de tudo, olhemos o design dos personagens. Grande parte dos elementos visuais em comum que eles possuem são característicos do traço de Keiji Inafune, não sendo então um bom argumento para provar que eles são o mesmo robô. Mas olhando com mais atenção, percebemos que tirando esses elementos genéricos e a cor vermelha, ambos são estruturalmente muito diferentes, restando pouco em comum entre eles. Levando isso em conta, não seria mais fácil para Wily construir um robô do zero ao invés de reaproveitar um antigo? Adaptar Proto Man ao design de Zero não seria nada prático, e o processo seria mais demorado, além de que isso poderia comprometer o resultado final. Ainda que, para adaptar o design do Proto Man para o Zero, sobraria muito pouco do Proto Man "original". Só sobraria mesmo a matéria-prima.


Cara de um, focinho de outro? (Via R20 Rockman &
Rockman X official complete works
)

     Outro ponto é que Wily não teria nenhum bom motivo para construir Zero usando Proto Man como base, mas ele tem um motivo pessoal muito bom para não o fazer. Antes de prosseguir, respondam a pergunta, qual a principal motivação do Dr. Wily? A maioria deve ter respondido que é dominar o mundo, outros que é destruir o mundo, mas a verdade é que nenhuma dessas explicações é totalmente completa. Wily e Light eram amigos em seu tempo de faculdade, e ambos eram grandes prodígios na área da robótica. Porém, enquanto Light obteve um enorme sucesso em sua carreira, Wily acabou se perdendo no caminho e caindo na irrelevância. Orgulhoso como ele é, essa situação era algo inaceitável para ele, e conforme o tempo passava, Wily começava a culpar seu fracasso pelo sucesso de Light. No primeiro Mega Man, além de querer se "vingar do mundo" por ter se esquecido dele, seu objetivo era arruinar a carreira de Light.  E ao ter seus planos frustrados por Mega Man, declarou guerra contra o mesmo. Mais que dominar o mundo, Dr. Wily queria destruir Dr. Light e sua maior criação: Mega Man. Era uma guerra pessoal. Ou seja, Wily não só era invejoso e ambicioso, ele era complexado em relação Dr. Light, e justamente por isso fazia de tudo para derrotá-lo e se mostrar superior. Tendo isso em mente, porque Wily usaria Proto Man - a primeira grande criação de Dr. Light - como base do robô que provaria que Wily era melhor que Light? Wily já usou robôs de Light após o primeiro Mega Man, como visto em Mega Man 9, mas note que a intenção dele ali era de justamente acabar com a reputação de Dr. Light. Construir Zero a Partir de Proto Man não provaria isso, mas sim que até para derrotar Light, Wily dependia dos robôs de Dr. Light, e eu não consigo ver Wily feliz com isso.

    Levemos em conta a tecnologia da série também. Zero foi construído com Bassnium, em um update das tecnologias criadas em  Bass (nota - fui avisado que o Bassnium na verdade não é um material, mas sim uma fonte de energia, assim como o fato de não haver comprovação de que Zero tenha Bassnium. Porém, isso não altera o fato de Zero ser uma evolução das tecnologias que Wily desenvolvera em Bass, nem o resto do texto) . Zero foi feito para ter um novo nível de poder nunca visto antes, e portanto é difícil crer que um robot-master arcaico como Proto Man fosse compatível com o Bassinium. O Bassinium é um tipo de energia extremamente poderoso, e Proto Man sempre teve uma falha grave em seu gerador de energia, criar Zero a partir dele o faria apenas ser uma bomba ambulante, que entraria em colapso em  seu primeiro combate. Isso sem contar que o design do Zero já existia enquanto Proto Man ainda estava ativado. Isso pode ser confirmado no encerramento de Bass, no jogo Mega Man 2 - The Power Fighters. Lá, vemos que Wily se cansou da desobediência de Bass, e decidiu então criar outro robô para atuar em seu lugar. Nisso, vemos a silhueta de Zero em um telão, com seus design definitivo usado após X2. Isso nos deixa bem claro que Wily projetou (e provavelmente construiu) Zero enquanto Proto Man ainda estava vivo, e que ele não precisava de Proto Man para criar o design de Zero. Ambos possuem designs a parte, não tem como serem o mesmo robô.


                                                Encerramento do Bass

     Também não podemos neglicenciar o ponto de vista do Proto Man nessa questão. Ele é uma máquina defeituosa, que mesmo se mantendo sob controle, ainda sim é instável. Ele é totalmente independente de qualquer humano ou robô, principalmente humano, e nunca deixaria que alguém o transformasse em outro robô. Inclusive, levando em conta sua natureza, fazer alguma modificação drástica nele contra a sua vontade seria pedir que ele se voltasse contra seu "modificador", criando um problema que poderia ser evitado caso se optasse por construir um novo robô. Proto Man valoriza muito sua identidade e individualidade, transformá-lo em outro robô não seria algo esperto, tampouco fácil. 

     Mas existe algum indicativo de que Proto Man e Zero são o mesmo personagem? Bem, nada de realmente relevante, mas tem uma informação curiosa sobre os dois. O número de série do Proto Man é DLN-000, ou seja, ele é o Robot Master numero zero feito pelo Dr. Light, e por conter Zero em seu nome, há quem acredite que ele de fato é o Zero. Curioso, mas isso não os liga como mesmo personagem, sendo que isso poderia ser apenas uma referência ou easter egg (como é o caso do Axl e o Biometal Model A). Talvez até uma coincidência, inclusive. Outro ideia discutível seria o fato que Wily já modificou Proto Man uma vez, melhorando parcialmente seu reator e lhe dando suas armas de combate. Mas em tal situação, Wily ainda não estava habituado aos robot-masters e não tinha nenhum parceiro, além de que Proto Man precisava de ajuda para poder sobreviver. Foi uma troca de favores, que foi quebrada ao longo da série, onde ambos se considerariam inimigos após Mega Man 3 ou 4, dependendo da sua interpretação.  Por fim, não sobra nenhuma evidência concreta de que Proto Man seja de fato Zero, mas por outro lado temos vários outros fatos que indicariam o contrário. Então, até que surja alguma informação que desminta essa tese, está provado que Proto Man NÃO é Zero. 

Fontes:

http://kobun20.interordi.com/2010/05/17/monday-blues/

http://megaman.wikia.com/wiki/Dr._Wily

http://megaman.wikia.com/wiki/Proto_Man

http://megaman.wikia.com/wiki/Zero
Share on Google Plus
    Blogger Comment

13 Comentários:

  1. Muito bom, quero acompanhar essa série. Adoro overthinking em video games aiusdhojpkad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha gostado do post! :D ... fica colado que em breve sai a edição 2

      Excluir
  2. Respostas
    1. E vai ter... Fique colado porque tem mais coisa vindo por aí

      Excluir
  3. Bem foda,continue fazendo,assim eu consigo aprender mais sobre megaman B)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela empreitada :)

    Eu dei uma revisada na Wiki e no artigo do Zero não há nada de que ele tenha sido construído com Bassnium, mas sim com com Titanium-Z. Seguem as passagens:

    "Like X, Zero's power source is solar energy. His body material is comprised of a Titanium Z alloy, and is equipped with peculiar mechanisms called the Z-Brain (the head lens) and the Z-Heart (the chest lens), which conceal an unknown power.[1]"

    "Learning from his past mistakes, including the accidental creation of Bassnium and his construction of Bass and King, Wily constructed Zero as a far more advanced robot[...]"

    Diz só que o Dr. Wily descobriu Bassnium por acidente, não que ele usou Bassnium no Zero. Não excluo a possibilidade, acho até bem plausível, mas canon não é.

    Falando em hipóteses, há uma teoria passando na gringa explicando essa discrepância da silhueta do Zero em Power Fighters e o corpo do Zero em X1: ele não estava completo, Wily morreu antes de terminá-lo. Em X2, Serges não fez um upgrade, apenas terminou o trabalho. Bastante plausível, também!

    Qual será a próxima? Aquela sobre o X ser o Rock upgradeado? XD

    ResponderExcluir
  5. Bassnium é fonte de energia, Titanium Z é o material usado pra construir o corpo dele

    ResponderExcluir
  6. e se megaman classico for o zero depois de ter sido totalmente modificado pelo wily

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, acho essa hipótese ainda mais improvável.

    ResponderExcluir
  8. Até por que outra coisa meio obvia é que Zero n tem lembranças de "sua existência anterior como protoman" nem mesmo lapsos de memoria sobre isso. Fica curioso pq n sabemos o que aconteceu com a geração antiga....

    ResponderExcluir
  9. Esse é mais um ponto a se levar em conta. Sem o corpo e sem as memórias, mesmo que o Proto Man servisse de base para Zero, não sobraria nada do Proto Man ali.

    ResponderExcluir
  10. Shiryu Hokuto Souken19 de junho de 2017 22:19

    De verdade a única coisa que Wily achou útil no protoman foi sua inteligência artificial. Ou seja, do resto ele começou do zero literalmente.

    ResponderExcluir
  11. Agradeço o comentário, e fico feliz que um artigo antigo ainda esteja rendendo. Mas quanto a sua afirmação, baseado no que você afirma que Wily usou a inteligência artificial de Proto Man para criar Zero? Pois não só não há nenhum indício ou fonte que diga isso, como tudo aponta para o contrário. Além de Reploids e Robot-Master terem níveis de senciência diferentes (o que indica que sua inteligência artificial, tanto em hardware quanto a software, devem ser incompatíveis), Wily não teria porque se basear em uma máquina mais antiga como Proto Man enquanto ele mesmo já tinha feito robôs mais modernos quanto Bass e King.

    ResponderExcluir