Cinco personagens mal aproveitados da série Rockman/Mega Man

     


     Fazer uma lista dessas era algo que eu já tinha em mente faz tempo, mas só agora criei coragem para finalmente fazer. É algo até meio bobo, mas em algum momento você já deve ter pensado nisso, mesmo que involuntariamente. Nessa lista irei incluir cinco personagens que eu gostaria de ter visto aparecendo mais vezes, sem compromisso de montar uma lista definitiva, então se sentirem falta de alguém, não exitem em comentar. Sem mais delongas vamos começar: 




                         5 - Kalinka Cosack (Mega Man 4/Rockman Xover)

                              

     Eu sempre gostei da Kalinka. Sempre a considerei uma figura carismática, e via bastante potencial nela como personagem. Ela é uma das poucas humanas com um certo destaque na série clássica, e praticamente a única que não era cientista ou algo do gênero. E o fato dela ter basicamente a mesma idade de Rock e Roll permitiria que ela tivesse uma boa dinâmica com eles. É só ver como ela aparece nos mangás por exemplo, que é fácil perceber como a personagem poderia exercer um papel interessante, além de humanizar mais Rock e Roll lhes dando uma amiga. Dr. Cosack quase entrou aqui, mas justamente por ser um cientista e ter seus feitos citados em jogos posteriores (como construir o Beat e modificar Buster do Mega Man em Mega Man 5), a Kalinka merece mais entrar na lista que ele.


                                        4 - Berkana (Mega Man Xtreme 2)

                            

     Não a conhecem? Então antes de tudo, fica a dica de se jogar Mega Man Xtreme 2. Mas para quem não jogou até ler esse post, Berkana é a vilã de Mega Man Xtreme 2 (Game Boy Collor), e uma das poucas vilãs da série Mega Man. Mas qual o problema então? Ao terminar o jogo tanto com X quanto com Zero (que possuem fases diferentes para se jogar), abrimos um novo modo de jogo, no qual se pode jogar com ambos em ambas as fases do jogo. E nesse modo, temos um final extra, que nos mostra que, na verdade, [spoiler] Berkana só estava sendo usada por Sigma, e que ele era o real vilão do jogo, seguindo o modus-operandi comum da série [spolier]. Ou seja, finalmente criam uma vilã legal, para jogá-la para escanteio logo em seguida e depois ignorar a existência personagem para sempre, nunca mais colocando-a em outro jogo. É difícil não achar que foi um grande desperdício de potencial.



                                              3 - Dynamo (Mega Man X5/X6)

                            

     Dynamo é uma figura com um papel importante em Mega Man X5, mesmo não sendo o centro da trama do jogo. Mas tirando sua aparição em X5, ele não fez mais nada de relevante e simplesmente sumiu após sua morna aparição em X6, que me pareceu mera encheção de linguiça. Suas origens e objetivos nunca ficaram muito bem explicados, assim como o sumiço dele do nada acabou sendo um furo a mais que foi criado na série. E isso porque falo apenas da estranheza do seu sumiço, e não do seu potencial como um todo. Vejam bem, Dynamo é um caçador de recompensas, um anti-herói, é carismático, possui um visual legal, é envolto de uma aura misteriosa, e ainda é citado que a base de sua criação foi o icônico Char Aznable de "Mobile Suit Gundam" (que seria algo como o Dart Vader do Japão). Como não acreditar que ele tem um enorme potencial para fazer sucesso? Todos os ingredientes de uma história de sucesso ele tem, só faltou a Capcom saber aproveitar. Se ela soubesse trabalhar Mega Man como universo, sem dúvida Dynamo teria ganho uma história solo, nem que fosse apenas em mangá ou Drama-CD.


                                                2 - Girouette - Mega Man ZX

                       

     Esse é um caso complicado, já que ele [spoiler] acaba morrendo logo no começo de seu jogo, apesar de ainda aparecer em momentos importantes como um cyber-elf[spoiler]. Mostrá-lo em continuações seria forçado, mas em uma possível "prequela" do jogo, assim como em materiais a parte para expandir o universo da série ZX, Girouette merecia ter tido mais aparições, já que de todos os personagens da série Mega Man feitos em cima do Zero, ele é de longe o que menos tem semelhanças com o Zero.
 


                                               1 - Neige - Mega Man Zero 4

                               

     Antes de tudo, preciso apontar que o caso dela é um pouco mais complicado que o anterior. Em Mega Man Zero 4, Neige é uma das figuras centrais que compõem o jogo, e sem ela muito teria sido perdido em termos de construção de cenário e até quanto ao elo emocional que o jogo constrói. Então porque ela está nessa lista? Justamente por você construir um laço com a personagem, e por saber que seu jogo era o último da sua série, e portanto que ela nunca mais apareceria em outro jogo. Isso não chega a ser um defeito ou sequer um erro, mas é difícil terminar Zero 4 sem se afeiçoar aos personagens, e a Neige é talvez a figura mais carismática do jogo. Ela também aparece em alguns materiais de universo expandido lançados no Japão, e isso já ajuda um pouco a matar a saudades da personagem, mas mesmo assim é um pouco triste saber que não há possibilidade dela aparecer em outro jogo.


                               Menção honrosa - Aero (Mega Man Legends 3)
            
                              

     Acho que todos aqui se lembram da novela que foi o anúncio e posterior cancelamento de Mega Man Legends 3, e se tem uma coisa que me marcou nesse jogo que nunca teve a chance de ver a luz do dia foi a Aero, que seria a parceira do protagonista do jogo. Eu poderia citar o Barrett, o futuro protagonista, mas em verdade ele não foi tão marcante quanto a Aero, nem teve tanta exibição na grande mídia quanto ela. Desde o concurso para a escolha do seu design (exatamente da mesma forma que seria feito com a Call em Mighty no. 9 posteriormente), até a apresentação do seu visual final, ela acabou ganhando o status de mascote do jogo, e como símbolo do seu cancelamento. Sem dúvida, um dos maiores casos de potencial desperdiçado em Mega Man.

Imagens via: Mega Man Knowledge Base
Share on Google Plus
    Blogger Comment

2 Comentários:

  1. Mano, o Dynamo realmente não servia pra nada. Até achei que colocaram ele no X6 só pq sua música era loka. Nem difícil ele é.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ele está bem perdido em X6. Sempre achei essa aparição dele no jogo um grande desperdício.

    ResponderExcluir